Economia Titulo
Estágio é primeiro passo para sucesso na carreira
Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
06/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Definir o curso universitário já é uma tarefa difícil, imagina escolher, depois de formado, qual área seguir ou que ramo trabalhar para obter sucesso. O segredo é simples. Basta o recém-formado vivenciar as áreas de atuação por meio de programas de estágio, trainee, trabalhos voluntários e temporários, defende a consultora de recrutamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Claudia Callé. "Mas, não precisa esperar o estágio para dar os primeiros passos de uma carreira sólida. Durante o curso superior já é possível identificar os temas com que se tem mais afinidade", afirma.

Compartilha desta mesma opinião o principal executivo da Your Life do Brasil, empresa de desenvolvimento e gestão de vida e carreira, Rubens Gurevich. Para ele, o jovem deve optar pelo segmento que mas se sente confortável em atuar. "Partindo desse ponto, o novo profissional não precisará fazer qualquer esforço para ser competente. Isso é consequência", analisa o executivo.

Gurevich parte do princípio que os recém-formados estão capacitados tecnicamente para tal profissão, é preciso identificar se as aptidões comportamentais estão de acordo com o cargo que pretende ocupar. Muitos não sabem se tem perfil administrativo, técnico, de pesquisa, de gerenciamento de pessoas e de processos ou de empreendedorismo. "Por isso que desenvolver o trabalho em sintonia com suas próprias aptidões é uma enorme vantagem competitiva no concorrido mercado de trabalho".

A consultora Claudia também acredita que a pessoa que tem auto-conhecimento encontra mais rapidamente o sucesso profissional. "É sempre bom ouvir a opinião dos amigos, pais e, principalmente, professores da universidade - que observam qualidades e aptidões de cada aluno", enumera.

Manter rede de contatos com outros profissionais da mesma área também é ferramenta que auxilia no gerenciamento da própria carreira. "Ter colegas atuantes é uma forma de saber como está o segmento naquele momento", adianta a consultora.

PERFIL

Pesquisar perfis de empresas do mesmo ramo de atuação é estar um passo à frente no mercado de trabalho. Não adianta, por exemplo, participar de uma seleção em uma companhia que é conservadora, enquanto que as características do profissional são contrárias. "Não pode sentir-se ‘podado'. Um bom profissional precisa produzir e, para isso, deve estar bem, livre", contextualiza Claudia.

 

Ciee tem vagas para emprego, curso e palestra

Estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior que ainda não ingressaram em programa de estágio, podem recorrer ao portal do Centro de Integração Empresa-Escola - que reúne 101 vagas em empresas do Grande ABC, nesta semana. As bolsas-auxílio chegam a R$ 1.200, por mês.

Dentre as oportunidades estão administração e ciências econômicas, direto, técnico em contabilidade e técnico ou superior em administração.

Para ocupar algumas das vagas é preciso que o aluno tenha inglês fluente. Ter noções básicas de informática é pré-requisito básico para aos interessados. Os jovens poderão encaminhar e-mail para sbc@cieesp.org.br, ou ainda acessar o site www.ciee.org.br.

TECNOLOGIA

Já estão abertas as inscrições para o curso SQL Server que o Ciee passa a oferecer gratuitamente a estudantes.

Trata-se de treinamento introdutório para os alunos que quiserem conhecer as exigências do mercado de tecnologia da informação e serve como pré-requisito para quem quer tornar-se administrador de banco de dados ou desenvolvedor de aplicações.

O SQL ainda é uma das formações mais demandadas pelas empresas que oferecem vagas de estágio na área de TI. Com carga de 36 horas, o curso apresenta os conceitos da linguagem e orienta sobre o acesso e execução de comandos básicos de um banco de dados.

Para participar, os interessados devem ser cadastrados no Ciee e ser estudante da área de TI com conhecimentos de lógica de programação e ambiente Windows. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo www.ciee.org.br. As aulas iniciam dia 22 e serão ministradas três vezes na semana, das 13h30 às 17h30 (2ª, 4ª e 6ª feiras), nos laboratórios de informática do Centro de Integração (Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi).

RH

O Ciee promove amanhã o 167º Ciclo de Palestras sobre RH. O evento terá início às 8h30, no auditório Ernesto Igel (Rua Tabapuã, 540, Itaim Bibi, São Paulo). A palestra é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site www.ciee.org.br/portal/eventos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;