Cultura & Lazer Titulo
Vida Louca, vida breve de Maysa Matarazzo
Por Mariana Trigo
Da TV Press
05/01/2009 | 07:04
Compartilhar notícia
Divulgação


A mesma impetuosidade emotiva que conduzia a vida da cantora Maysa direciona a minissérie Maysa - Quando Fala o Coração, que estreia hoje, às 22h10 na Globo, com nove capítulos. A convite de Jayme Monjardim, filho da cantora e diretor da produção, o autor Manoel Carlos dissecou os momentos mais relevantes na história da artista, após meses de pesquisa num extenso material guardado por Jayme. Depois de esmiuçar desde arranjos originais a dezenas de registros de shows e entrevistas, Maneco selecionou as passagens mais tórridas da vida de Maysa. Sem nenhuma ordem cronológica, decidiu contar a história da cantora dos 15 aos 40 anos de idade, interrompidos por um trágico acidente de carro no Rio, em 1977.

Nesse mesmo ano, nasceu Larissa Maciel, escolhida entre mais de 200 atrizes para interpretar a cantora na trama. "Me preparei mais de 20 anos para este trabalho. A ficha ainda não caiu. Estive anestesiado estes meses de gravação e só me posicionei como diretor. No dia da estreia, me permito assistir como filho", emociona-se Jayme.

Embalada a emoção, a história de Manoel Carlos, que conta com vários elementos ficcionais, não camufla a ousada personalidade da cantora. Tanto que o autor não poupa toda a insensatez de Maysa, que será mostrada em cenas de noitadas, bebedeiras e tentativas de suicídio.

A história pretende mostrar que, além de ter um comportamento à frente de seu tempo, Maysa traduzia toda sua fossa e paixão em canções. Acordes esses que eram cantados em quatro idiomas pela inquieta poliglota, conhecida por gravações em inglês, espanhol, italiano e francês. Tanto que uma de suas mais conhecidas interpretações é a canção Ne Me Quite Pas.

Para se preparar para incorporar a dama de incríveis olhos verdes, chamados de oceanos não-pacíficos, Larissa mergulhou por um ano no projeto, num trabalho de dez horas diárias de aulas de corpo, voz, sessões de fonoaudiologia e uma incansável pesquisa. "Senti que a Maysa ia aprovando o meu trabalho. Ela foi orquestrando o meu aprendizado desde o início. A cada cena, por mais simples que fosse, carregava todo um universo de emoções", explica a atriz.

Quase toda gravada em externas, a minissérie foi rodada em locações como o Hotel Copacabana Palace, no Rio, e o Hotel Quitandinha, em Petrópolis, que serviu de cenário para reproduzir shows, como o do Olympia, em Paris. Já o Palácio Laranjeiras, no Rio, virou cenário do interior da suntuosa casa da família Matarazzo.

No início da trama, aos 17 anos, Maysa se apaixona pelo bilionário empresário André Matarazzo, vivido por Eduardo Semerjian, 20 anos mais velho. Do casamento com separação de bens - por exigência dela - nasceu o único filho do casal, Jayme Monjardim.

Pouco depois, Maysa explode como cantora e enfrenta toda a resistência da tradicional família paulistana. Ao optar pela música, se separa de André, faz shows pelo mundo e torna-se uma das cantoras brasileiras mais bem pagas da época.

Para retratar com sofisticação essas imagens, Jayme convidou o diretor de fotografia Affonso Beato, que assinou trabalhos internacionais, como longas do cineasta Pedro Almodóvar. "Com ele, apresentamos uma estética apurada para lançar esse trabalho no cinema e, em breve, também em DVD", avisa Jayme.

Outros convites também emocionaram Jayme na trama. Na escolha do elenco, o autor sugeriu que os filhos do diretor, Jayme e André Matarazzo, deveriam interpretar o próprio pai em duas épocas da história.

Nesse turbilhão de sentimentos que permeia a produção, não poderiam faltar os tórridos amores da cantora, como o compositor Roberto Bôscoli, vivido por Mateus Solano. Apesar do breve romance, a relação deu frutos. Foi Bôscoli quem apresentou a bossa nova à Maysa, que gravou diversas canções do músico, como O Barquinho, conhecido internacionalmente. "Eles tiveram um caso interessantíssimo, intenso, arrebatador. É esse o tom dessa história. Os limites de uma mulher que não se poupou na vida", destaca Maneco.


Quem é quem

NÚCLEO FAMÍLIA MONJARDIM: Família da cantora Maysa. São originários do Espírito Santo, apaixonados por música e possuem afinidades artísticas. Alcebíades, pai de Maysa, é um adorador de saraus.

Maysa (Larissa Maciel) - Cantora incansável na busca de seu ofício. Vivia intensamente, se entregando sem pudores à paixão e a todos os seus vícios, como o cigarro, a bebida e os remédios para dormir. Determinada e destemida, se separou do marido para poder continuar a carreira.

Jayme Monjardim (André Matarazzo/ Jayme Matarazzo) - Primogênito de Maysa, guardou grande rancor da mãe por ela ter se ausentado de sua vida no auge do sucesso de sua carreira. Aos 15 anos, depois de anos isolado num internato na Espanha, Jayme decide se emancipar ao voltar ao Brasil.

Inah Monjardim (Ângela Dip) - Mãe afetuosa de Maysa. Sempre se preocupou com o futuro da filha e com suas ideias inovadoras.

Alcebíades Monjardim (Nelson Baskerville) - Conhecido como Monja, é o pai da cantora. Tinha um estilo de vida boêmio e sempre promovia atividades artísticas em sua casa.

NÚCLEO FAMÍLIA MATARAZZO
Família do primeiro marido de Maysa, André Matarazzo. Bilionários da indústria paulista, nunca aprovaram o casamento do herdeiro André com a extravagante cantora.

André Matarazzo (Eduardo Semerjian) - Primeiro marido de Maysa e pai do seu único filho. André era um importante empresário da indústria mundial. Os 20 anos de diferença entre eles vieram à tona diante das ideias retrógradas do marido, que tentava impedi-la de cantar.

Amália Matarazzo (Denise Weinberg) - Sogra de Maysa, nunca foi a favor do casamento de seu filho com a cantora.

Andrea Matarazzo (Rogério Falabella) - Sogro de Maysa.

AMIGOS, AMORES E CONHECIDOS DE MAYSA Pessoas que acompanharam diversas fases da vida de Maysa, tanto profissional quanto afetivamente.

Ana (Priscilla Rozenbaum) - Personagem que sintetiza as três secretárias que assessoraram a cantora ao longo de sua carreira.
Miguel Azanza (Pablo Bellini) - Espanhol que viveu com Maysa por dez anos após o fim do seu casamento com André Matarazzo. Se conheceram quando a cantora fazia sua turnê pela Europa.

Ronaldo Bôscoli (Mateus Solano) - Um dos namorados mais intensos de Maysa. Teve um breve e tórrido caso de amor com a cantora e influenciou suas opções artísticas. Foi um dos precursores da bossa nova.

Gabriela (Melissa Vettore) - Ex-mulher de Miguel Azanza. Desistiu de seu casamento quando descobriu a traição do marido.

Marlene (Cristiane Carniato) - Uma das melhores amigas de Maysa. Conheceu a cantora na infância.
Carlos Alberto (Marat Descartes) - Ator de TV e um dos últimos romances de Maysa. Apresentou-lhe a pequena cidade de Maricá, na Região dos Lagos. Maysa se apaixonou pelo local e comprou uma casa onde passava longas temporadas.

Nina (Simone Soares) - Segunda mulher de André Matarazzo, foi a ganhadora do concurso de Miss Israel.

Beta (Cristine Perón) - Ex-namorada do galanteador Ronaldo Bôscoli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;