Setecidades Titulo
ETEs abrem inscrições para vestibulinho
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
02/10/2006 | 22:23
Compartilhar notícia


Começaram segunda-feira e se encerram no próximo dia 11 as matrículas para o vestibulinho do primeiro semestre de 2007 das ETEs (Escola Técnica Estadual). Na região são oferecidas 2.920 vagas, das quais 720 ao ensino médio e 2,2 mil aos cursos técnicos, distribuídas em cinco unidades. Em todo o Estado, são 36.078 vagas em 59 cursos. As inscrições devem ser feitas na unidade onde o candidato pretende estudar. Para concorrer, é preciso estar cursando o 2º ano do ensino médio ou já ter concluído o ciclo.

O manual do candidato custa R$ 5 (deve ser pago em dinheiro) e traz uma folha de rascunho para o preenchimento preliminar da inscrição.

Para fazer a inscrição é preciso levar RG e apresentar ficha de inscrição preenchida com o comprovante de pagamento – em qualquer agência bancária – da taxa de R$ 20. O exame (50 questões de múltipla escolha) será no dia 12 de novembro, a partir das 13h30. A prova tem duração de quatro horas.

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a vindos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, o candidato afro-descendente deve fazer a auto-declaração no ato da inscrição.

Os candidatos devem apresentar o histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série, para comprovar que cursaram integralmente da 5ª a 8ª série .

O Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, mantém 126 escolas técnicas em 104 municípios.

Fatec – Diadema recebe em 2007 uma unidade da Faculdade de Tecnologia. A instituição vai funcionar em uma área de 5 mil m², cedida no ano passado pela empresa Papaiz ao governo do Estado. A unidade deve oferecer o curso de Tecnologia em Cosmetologia, que acompanha as tendências do mercado de trabalho nessa área, impulsionado pelo Pólo Brasileiro do Cosmético que reúne centenas de empresas. Ainda não estão definidas as datas para inscrição e início das aulas.

Diadema tem um pólo cosméticos que reúne 92 empresas e emprega 11 mil profissionais. Para se ter idéia da importância do grupo dentro do mercado de cosméticos, 30% de toda a produção do país sai de Diadema.

Outros cursos que podem ser oferecidos pela nova Fatec são os de autopeças, gráfico e desenvolvimento de projetos, voltados para a formação de tecnólogos . A definição ainda depende de reuniões entre o governo do Estado, município e empresariado.

Um dos pontos que pode atrapalhar a negociação é o fato de que esses cursos não são oferecidos em nenhuma das unidades da Fatec no Estado. Seria necessária a formação pedagógica e curricular de cada uma das disciplinas. O governo estadual não descarta, no entanto, a criação dos cursos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;