Economia Titulo Emprego
Companhias planejam fazer corte de pessoal na Europa
Por
04/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Nokia Siemens Networks, joint venture entre a finlandesa Nokia e a alemã Siemens, está reorganizando seus negócios e pode cortar até 9% de sua força de trabalho global, que totaliza 64 mil funcionários. A companhia tornou-se o mais recente vendedor de equipamentos para redes de comunicação a planejar se reestruturar em consequência das condições desafiadoras do mercado.

A Nokia Siemens pretende reduzir despesas operacionais e gastos com produção em 500 milhões de euros (US$ 731,8 milhões) até o fim de 2011.

A Johnson & Johnson também planeja eliminar até 7% de sua força de trabalho global, de cerca de 120 mil pessoas, como parte de um plano de corte de custos que deverá gerar economias de US$ 1,7 bilhão até 2011, quando estará totalmente implementado.

Este ano deve ser um dos mais difíceis da história da companhia, já que suas três principais divisões de negócios mostraram debilidade. O aumento da concorrência dos genéricos prejudicou o braço de medicamentos, enquanto movimentos cambiais desfavoráveis reduziram o crescimento das vendas.

A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, é outra empresa que pode fazer cortes. Ontem a companhia disse que não deu garantias de que manterá empregos na Europa, mas que está trabalhando com sindicatos para aumentar o emprego futuro diante da queda recente da demanda por aço.

Comunicado da companhia foi divulgado após a Federação dos Metalúrgicos da Europa afirmar que ambos os lados fecharam acordo para garantir todos os 115 mil empregos da empresa no continente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;