D+ Titulo Adolescer
Tire suas dúvidas sobre cólica
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
19/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


Um dos sintomas mais chatos da TPM (Tensão Pré-Menstrual) é a disminorreia, mais conhecida como cólica. O D+ conversou com Alessandra Mara Palma, ginecologista da Fundação do ABC, que esclareceu dúvidas:

 

O QUE É CÓLICA?

É dor causada por contrações na região pélvica, que libera prostaglandina. A substância faz o útero contrair para eliminar endométrio (camada interna do órgão), em forma de sangramento, durante a menstruação.

 

É NORMAL TER?

Sim, mas depende da intensidade e de quanto a garota é sensível a dor. Se é tão insuportável que não passa com remédios e está atrapalhando a rotina, a melhor coisa é procurar um ginecologista. Algumas outras doenças podem ter o mesmo sintoma.

 

ALÉM DOS REMÉDIOS, O QUE MAIS PODE AJUDAR?

Se estiver com dor, o melhor é repousar e colocar bolsa de água quente durante 20 minutos no ventre. Alguns hábitos, como exercício físico três vezes por semana, também aliviam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;