Internacional Titulo
Comunidades peruanas desenvolvem projetos de bioinvestimento
Por Da AFP
31/10/2006 | 18:06
Compartilhar notícia


Setenta comunidades nativas de três departamentos (estados) peruanos trabalham com êxito em projetos de bioinvestimento baseados no aproveitamento sustentável dos recursos naturais, como o café orgânico, peixes ornamentais e plantas medicinais.

O Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena), subordinado ao Ministério da Agricultura, informou que se trata de nove projetos implementados em 70 comunidades dos departamentos de Ucayali, Huánuco e Pasco.

Estes trabalhos são executados com recursos do Banco Mundial, informou o Inrena em um comunicado, sem divulgar cifras.

Entre os projetos desenvolvidos destaca-se o plano de melhoramento do processo produtivo do café orgânico, que se realiza na região do Gran Pajonal, em Ucayali, e cuja meta é introduzir os produtos em mercados nacionais e internacionais.

Outros planos são o manejo de peixes ornamentais, a produção de plantas medicinais, programas de reflorestamento com espécies madeireiras e não-madeireiras, manejo de bosques e comercialização de produtos locais.

As comunidades que desenvolvem os prohetos são das etnias ashaninkas, do Pichis e do Gran Pajonal, os shipibo-conibos de Ucayali e os yaneshas do Pachitea, grupos situados nas áreas vizinhas à Reserva Comunal El Sira.

O objetivo é dar segurança alimentar à população local e fomentar a comercialização e a exportação dos produtos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;