Palavra do Leitor Titulo
Feliz Dia das Mães!

Nenhuma experiência se compara à de ser mãe, porque a mulher nasce para ser mãe

Dgabc
13/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Nenhuma experiência se compara à de ser mãe, porque a mulher nasce para ser mãe. Não importa se somos mãe de um, de dois ou de três filhos. Mãe de sangue ou mãe de coração. Não importa a idade, o que realmente importa é a imensidão do amor que sentimos por nossos filhos. Amor que começa muito antes do nascimento. Com a notícia de uma gestação, turbilhão de emoções vem à tona: desejo, insegurança, medo, alegria, ansiedade. Junto com todos esses sentimentos, tem início a forma incondicional de amar, amar sem distinção de gênero ou raça, amar sem ao menos conhecer pessoalmente.

O fato de estar grávida, gerar um filho e esperar nove meses para ver seu rosto pela primeira vez, são emoções que transcendem explicações. A mãe tem a dádiva de poder acompanhar uma vida se criando em seu ventre, sentir os movimentos e o coração pulsar em sintonia com seu bebê. Tempo suficiente para fortalecer vínculo que será partilhado ao longo da vida. E quando o filho nasce, nasce com ele uma outra mulher, capaz de lutar e abrir mão de sua vida em detrimento de seu filho. A relação mãe e filho é verdadeira e profunda.

Ainda que a mãe moderna desempenhe vários papéis ao mesmo tempo: trabalha, cuida da casa, da família (onde ela se tornou também provedora, deixando de ser apenas gerenciadora da casa e dos filhos), a maternidade ainda é prioridade. A mãe se sentirá invadida de felicidade ao ver o primeiro sorriso, o som de seu choro querendo ‘colinho', os primeiros passos e seu bebê dizer: ‘mamãe'. Ela quer viver mais, só para ver seus filhos realizarem os sonhos deles. Passa a noite acordada esperando o barulho da chave na fechadura, acompanha as histórias dos estudos, da balada, da primeira namorada, do primeiro emprego e também de suas frustrações.

A mulher será sempre mãe, em todas as fases da vida. Porque depois de criar seus filhos, ela vai esperar o momento de ser avó e, assim, ser mãe novamente, vivenciando as emoções de forma mais madura e renovando os sentimentos. Neste dia que homenageamos nossas mães, queremos dizer o quanto elas foram e são importantes em nossas vidas, como nos acolhem e nos perdoam, e quanto somos gratos por tantas palavras de incentivo que ouvimos ao longo de nossas vidas.

Dedico este dia à minha mãe, que é também avó, e a todas as mulheres que, ao longo de minha carreira como médica obstetra, ajudei a se tornarem mães, o que me completou como profissional, mãe e mulher.

Regina Maura Zetone é assessora especial de Coordenação da Ação Social de São Caetano.

Palavra do leitor

Lá e cá
Ao ver o resultado da pesquisa para a prefeitura de São Paulo, parabenizo o povo pela escolha certa. Fiquei bastante satisfeita em ver que o candidato do PT, o tal Fernando Haddad, está no fim da fila! Isso mostra que o povo está de olho. Diante das patifarias dos Enens era mesmo o que se esperava. Espero que a população de minha Mauá esteja também de olhos bem abertos para escolher com sabedoria.
Rosângela Caris
Mauá

Antirroubo
Os assaltos a prédios viraram febre dos bandidos em São Paulo, mas simples medida de segurança pode ajudar a acabar ou diminuir bastante isso: colocar nos prédios, do lado de fora, em geral em cima da guarita, lâmpada que gira e atinge até um quilômetro. Pôr também nos prédios vizinhos, instalar um simples botão que não chame a atenção dos bandido e fazer treinamento dos funcionários. Funciona e o custo e baratíssimo. Não adianta falar que temos de agir, temos que ser criativos e fazer acontecer antes que nos matem e passemos a impressão aos marginais que somos idiotas ou baratas tontas. Vamos combater o crime com inteligência.
Antônio José G.Marques
Capital

Queda de juros
Estamos vendo a farra de redução de impostos para alguns setores produtivos e a queda de juros de alguns bancos, isso é enganação! O que o País precisa é fazer as reformas fiscal e tributária, tão prometidas pelos presidentes Fernando Henrique, Lula e Dilma. Mas todos mostraram incompetência administrativa e não conseguiram fazer as reformas necessárias para o País se desenvolver. Os remédios e alimentos têm um dos maiores impostos do mundo, então adotam a postura de distribuir migalhas ao povo, como se estivessem fazendo um grande esforço. O pior é que muitos acreditam que essa redução é uma boa! As pessoas endividam-se mais e comprometem sua renda, pois com a propaganda acabam comprando mais. Os três presidentes estudaram na mesma cartilha, ou seja, dê migalhas ao povo aos poucos, assim terão votos para as próximas eleições e continuidade do bolsa esmola.
Ailton Gomes
Ribeirão Pires

Torcida
Gostaria de parabenizar a torcida do São Bernardo pelo apoio e incentivo ao time nos jogos no Estádio 1° de Maio. Que os jogadores continuem com espírito de vencedor com o acesso à Série A-1 do Paulistão de 2013. Agora e só comemorar, nação do Tigre! Nota Dez!
Paulo Cesar de Resende
São Bernardo

Sacolinhas
Essa história das sacolinhas está virando palhaçada. Primeiro proibiram a distribuição, agora alguns supermercados voltaram a distribuí-las. Na Coop da Vila Luzita, em Santo André, fui comprar um refrigerante de dois litros, que é necessário transportar em duas sacolinhas, e a atendente só deu uma embalagem, que arrebentou no caminho. Voltei e pedi outra, mas ninguém quis dar. Falaram para eu transportar o refrigerante a pé! O que a Coop faz com os clientes é no mínimo falta de respeito. Esse acordo das sacolinha foi a pior coisa já feita neste País. Esse negócio de ecologia é balela, pois daqui a pouco vão querer que parem de usar carros, com a desculpa de que polui o ar. Só fazem leis que prejudicam as pessoas!
Oscar Freire
Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;