D+ Titulo
Dentro da telinha
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
01/08/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


Existem muito antes de a telinha surgir. Sem as plateias, artistas não seriam recompensados pelo trabalho. Estão no teatro, nas casas de show e nas rádios, mas foi na TV que se destacaram.

Só quem participa sabe como é diferente ao vivo. "Lá você vê as pessoas correndo atrás das câmeras. Pensava que era mais calmo", diz Raphaela Craveiro, 12 anos. Sem contar a canseira que, em geral, a gravação dá. Vai, espera, faz de novo... E a galera? Sempre animada. Segundo a maioria, o esforço vale.

"Plateia tem função. Além de ver a gravação, é o termômetro para mostrar aos de casa como o programa está legal", explica William Alencar, produtor da MTV.

O D+ acompanhou a gravação da nova temporada do Ao Ponto, da Cultura, que estreia sábado, às 18h. Nele plateia tem papel importante, pois participa de discussões ligadas ao universo teen.

Antes de começar, a turma aguarda numa sala com água, refri e lanchinho. Tem gente que não se contém de ansiedade, principalmente quem estava lá para ver os convidados: a banda Cine.

"Vamos lá", alguém fala. Rapidamente, todos tomam seu lugar e esperam o apresentador Jairo Bouer chegar com o estagiário Renan Laviano. "Atenção. Silêncio. Gravando." Nem um pio!

Tem quem faça loucuras para estar lá. Andrea Dias, produtora de plateia do Ao Ponto, conta que quando gravaram com a Restart, formou-se fila na porta desde às 7h. Teve gente que queria trocar de roupa com a faxineira para entrar. Uma menina cortou o dedo só para lavar a mão na emissora. "Mas tive trabalho mesmo quando descobriram meu celular e me ligavam chorando."

Grupo de S.Bernardo estava lá
Religião foi o tema do Ao Ponto que o D+ acompanhou, em que adolescentes de várias crenças participaram da plateia. A previsão é que o programa seja exibido no dia 16 de outubro, às 18h.

Um grupo de São Bernardo estava lá para representar o islamismo, pois a cidade reúne uma das maiores comunidades islâmicas do Brasil. "Esta é a primeira vez que participo de uma gravação e gostei. É importante porque o programa abre espaço para todos falarem sobre suas religiões", diz Ahmad Saif, 16 anos.

Durante a gravação, no fim da tarde, eles deixaram a plateia por alguns minutos para fazer uma das cinco orações diárias obrigatórias para os muçulmanos. No estúdio havia judeu, católico, evangélico, umbandista e quem não acredita em Deus. Todos respeitaram o momento.

As discussões aconteceram de forma muito tranquila. "É bom saber o que cada religião diz para não julgar sem conhecer. Ninguém falou mal dos outros", afirma Ahmad. A irmã do garoto, Inaam Saif, 14, completa: "As pessoas puderam falar e dar sua opinião. Foi muito legal".

Sucesso no passado
Programas de auditório existem desde que a TV brasileira surgiu na década de 1950. No início, eram para a família. Pergunte para pais ou avós quem foi Chacrinha. Por 30 anos, fez megasucesso. Você certamente conhece outro personagem importante dessa história: Silvio Santos, apresentador de vários programas de auditório, incluindo o mais antigo do Brasil, que leva seu nome. Nos anos 1980, apareceram os para as crianças. Xuxa, Mara e Eliana disputavam a audiência. Somente na década de 1990, os jovens ganharam espaço com a chegada da MTV no Brasil e o fenômeno Programa Livre, do Serginho Groisman, no SBT. O cara foi um dos primeiros a falar na TV sobre assustos do universo adolescente. E não para de surgir gente competente. É o caso de MariMoon. "Adoro programa com plateia. Você tem a resposta do público na hora. Tudo fica mais interativo e animado com a energia gostosa de quem está ali", diz.

Fãs pertinho dos ídolos
A opinião é unânime. Não há melhor lugar para ficar perto dos ídolos do que os programas de TV. Marina Craveiro, 14 anos, e a irmã Raphaela, 12, sempre dão um jeito de participar dos com a banda Cine.

Para entrar no Ao Ponto, Marina teve trabalho. Soube da gravação e mandou e-mail para o SAC da emissora. Recebeu resposta de que não seria possível, mas não desistiu. Entrou no Twitter do programa e da produtora, enviou e-mails e garantiu a presença. "Fiquei desesperada. Precisava vê-los", diz a menina, que conta com apoio e supervisão da mãe.

"É bem diferente quando você está lá. Dá para conversar com os ídolos e tirar foto", conta Raphaela. A amiga Karol Esparza, 18, perdeu a conta de em quantos programas já foi. "Para onde eles forem, a gente vai atrás", afirma. As dicas das meninas, para garantir lugar nas plateias, são conseguir o contato da produção do programa e ter muita persistência.

Marina também é fã da cantora Anahí, que vem para o Brasil em outubro. Quando soube disso, não perdeu tempo. Já mandou e-mails para várias emissoras de TV e rádio para descobrir onde a ex-RBD vai se apresentar. Ainda não obteve resposta.

A Cine curte gravação com plateia. "Em geral, todo mundo fica empolgado. Não é como no show, mas sempre tem uma energia muito legal. No rádio é a mesma coisa. As fãs sempre lotam o lugar", fala Dh.

Muito trabalho e diversão
"Galera, a gente tem de liberar o estúdio", repete alguém várias vezes no fim da gravação. O ritual é necessário para que o pessoal não enrole muito para deixar o local. Quem pronuncia a frase? Os produtores de plateia ou casting, que selecionam a turma e cuidam dela até a hora de ir embora.

"Tem de gostar de fazer isso e de lidar com adolescente. Ao mesmo tempo em que brinca e conversa, tem de colocar limites", diz Andrea Dias, produtora do Ao Ponto.EM

"Precisa tomar cuidado no trato. Se não tem vaga, eles ficam frustrados. Controlar o assédio e a euforia dos fãs exige paciência, mas gosto desse contato", afirma William Alencar, da MTV.

O produtor ainda tem de ter muita energia. Nunca se sabe quando vai ter de resolver problemas de última hora. "Já aconteceu de marcar muitas pessoas e aparecer poucas. Aí, tem de ligar para os amigos e chamar todos as irmãs deles", conta Andrea.

Quer participar?
Ficou com vontade de ir a uma gravação? Antes de se inscrever peça autorização dos pais, porque você vai precisar apresentá-la. E não se estresse se a produção demorar para entrar em contato. Em geral, há muita procura. O bom é que não tem de pagar. Confira:

MTV - Tem cinco programas com plateia: Acesso MTV, Programa a Dois, Comédia, Quinta Categoria e RockGol. A inscrição deve ser feita pelo e-mail casting@mtvbrasil.com.br. No Twitter da produção @castingmtv é divulgada a agenda de gravações. Idade mínima: 15 anos para o Programa a Dois, e 14 para os demais.

TV Cultura - O Ao Ponto já encerrou as gravações desta temporada, mas há o Manos e Minas. A inscrição é pelo site www.tvcultura.com.br/manoseminas/plateia ou pelo e-mail manoseminasplateia@tvcultura.com.br. Idade mínima: 15.

Band - Tem CQC e O Formigueiro. Inscrições nos sites www.band.com.br/cqc/plateia.asp e www.band.com.br/oformigueiro/plateia.asp. Idade: 14 com os pais; 16 anos com autorização.

Rede TV - Tem o Pânico e o Brothers. Inscrições pelo plateia@redetv.com.br ou pelo tel.: 3306-1134. Idade mínima: 14 anos.

Globo - As vagas para o Altas Horas já estão preenchidas para este ano. Informações: http://falecomaredeglobo.globo.com




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;