Política Titulo
Senado empossa novos membros
Do Diário OnLine
01/02/2003 | 12:28
Compartilhar notícia


Os 54 senadores eleitos na última eleição tomaram posse neste sábado no Plenário do Senado. Quarenta deles chegam pela primeira vez à Casa ou retornam depois de uma longa ausência, como o ex-vice-presidente da República, Marco Maciel (PFL-PE), e o ex-governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves (PMDB).

Os 14 restantes se reelegeram, como o atual presidente do Congresso Nacional, Ramez Tebet (PMDB-MS). A ala feminina é a maior da história, com nove senadoras. Cada estado é representado por três senadores, assim como o Distrito Federal, totalizando 81 cadeiras. Após a cerimônia deste sábado será aberto recesso, com volta aos trabalhos no dia 17 de fevereiro.

O ex-governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PT), eleito senador, foi nomeado ministro da Educação. Na sua vaga vai assumir o suplente Eurípedes de Camargo (PT-DF). Também já toma parte do governo Lula, como ministra do Meio Ambiente, a senadora reeleita para o segundo mandato Marina Silva (PT-AC). No lugar dela deverá assumir o suplente Sibá Machado (PT-AC).

Neste sábado também foi dia de eleição simbólica para definir os componentes da nova Mesa do Senado para os próximos dois anos. Simbólica porque os nomes que foram indicados já haviam sido escolhidos em uma reunião na sexta-feira. Além do senador José Sarney (PMDB-AP), que vai presidir a Casa, farão parte da Mesa o senador Paulo Paim (PT-RS), como o 1º vice-presidente, e o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), que ocupará a 2ª Vice-Presidência. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) será o 1º secretário; Alberto Silva (PMDB-PI) o 2º secretários. A 3ª Secretaria será ocupada pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI) e o 4º secretário será o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

Também nesta sexta, a maioria dos partidos decidiu indicar os seus respectivos líderes de bancada para a nova legislatura. O senador Tião Viana (AC) substituirá Eduardo Suplicy (SP) na liderança do PT; o PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM); PMDB, Renan Calheiros (AL); PDT, Jefferson Peres (AM) e no PFL, a liderança será exercida pelo senador José Agripino Maia (RN).

Retorno - Quem retorna à Casa, depois de renunciar ao mandato de senador, no dia 31 de maio de 2001 para evitar um processo de cassação em virtude de suposta participação na violação do painel eletrônico do Senado, é Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). Por duas vezes o político baiano foi presidente da Casa.

Com ele, foram reeleitos para um segundo mandato consecutivo Renan Calheiros (PMDB-AL), Jefferson Péres (PDT-AM), Jonas Pinheiro (PFL-MT), Ramez Tebet (PMDB-MS), Osmar Dias (PDT-PR), Romero Jucá (PSDB-RR), Romeu Tuma (PFL-SP), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Leomar Quintanilha (PFL-TO).

Com informações da Agência Brasil e Agência Senado




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;