Internacional Titulo
Católico é morto em conflitos na Irlanda do Norte
Por Do Diário OnLine
22/07/2002 | 09:04
Compartilhar notícia


Atiradores protestantes assassinaram um católico na madrugada desta segunda-feira durante uma série de incidentes armados registrados na Irlanda do Norte. Em outros tiroteios, um protestante e um católico ficaram feridos.

O assassinato do católico foi reivindicado pelos Red Hand Defenders em um telefonema à sucursal da agência de notícias britânica BBC em Belfast. O nome é usado como disfarce por várias facções pró-britânicas que atuam dentro da Irlanda do Norte.

O secretário de Estado britânico para a Irlanda do Norte, John Reid, disse que os assassinos "devem ser e serão levados à Justiça". "A série de tiroteios no norte de Belfast, na noite passada, está além da tolerância. Nenhuma disputa na comunidade ou causa política poderão jamais justificar isso", afirmou Reid em uma nota oficial.

As principais guerrilhas católicas (republicanas) e protestantes (monarquistas) da Irlanda do Norte assinaram um acordo de paz na Sexta-Feira Santa de 1998. Apesar disso, a tensão entre os dois lados permanece, com freqüentes incidentes nas ruas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;