Cena Política Titulo Cena Política
Debates superficiais sobre derrota petista
Por Raphael Rocha
09/11/2018 | 06:24
Compartilhar notícia


Na segunda-feira, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC chamou filiados ao PT para analisar os números desta eleição. O petismo, como se sabe, sofreu forte derrota nas urnas, em especial em São Paulo, onde a bancada de deputados foi reduzida e o candidato do partido ao governo do Estado, o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho, terminou apenas na quarta colocação na corrida eleitoral. Mas muitos militantes saíram do encontro frustrados. A expectativa era a de que houvesse discussão aprofundada dos problemas enfrentados pela legenda, de que um mea-culpa fosse apresentado, como primeiro passo para encontrar soluções para que a sigla deixe essa crise já de olho na eleição de 2020. Nada disso foi feito. A ausência de líderes do PT estadual também foi sentida. 

Ambientando-se 

 O deputado estadual eleito Thiago Auricchio (PR), de São Caetano, esteve ontem na Assembleia Legislativa, a convite do presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), para conversar sobre o andamento do Parlamento. A reunião também envolveu outros deputados estaduais eleitos, além de ex-parlamentares, para que houvesse troca de experiência sobre a Assembleia.

Não são só flores

 Durante a transmissão de cargo ao presidente da Câmara de São Bernardo, Pery Cartola (PSDB), o prefeito Orlando Morando (PSDB) fez questão de mostrar ao correligionário que administrar a cidade nem sempre são flores. Ele contou que seu número de celular foi incluído em um grupo de WhatsApp que debate problemas viários no bairro Planalto, e que recebeu diversas mensagens cobrando soluções. “Vou adicionar o telefone do Pery também”, brincou.

Solenidade

 Iniciativa do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), de São Bernardo, a Assembleia Legislativa homenageia, em sessão solene hoje, a partir das 10h, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, que completa 120 anos de atuação. O petista ressaltou que a instituição está entre as 50 melhores escolas de farmácia do mundo.

Audiência

O presidente da Câmara de Santo André, Almir Cicote (Avante), convocou audiência pública para segunda-feira, a partir das 19h, para discutir a LOA (Lei Orçamentária Anual) prevista para o ano que vem. A estimativa do governo Paulo Serra (PSDB) é arrecadar R$ 3,36 bilhões.


Homenagens

O mandatário do Legislativo de São Caetano, Pio Mielo (MDB), capitaneia sessão solene hoje, às 15h, para homenagear ex-presidentes da Casa por meio da denominação de salas que compõem o prédio da Câmara e o Plenário dos Autonomistas. Estão na lista de homenageados os ex-presidentes Armando Furlan, Sylvio Péllico Elme, Sebastião Lauriano dos Santos, Oswaldo Martins Salgado, Mauricio Hoffman e Lavinho de Carvalho, além de Luiz Emiliani, também ex-presidente da Casa e que morreu em julho.

Candidatura

O vereador Joilson Santos (PT), de São Bernardo, entrou em contato com esta coluna para dizer que não colocou seu nome para presidir o diretório petista na cidade. Ele quer, mesmo, é concorrer à presidência da Câmara. Segundo ele, o PT precisa marcar posição no Legislativo, até porque neste biênio a bancada está marcada por fraca oposição ao governo do prefeito Orlando Morando (PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;