Setecidades Titulo Riacho Grande
Balsa ampliada começa a funcionar hoje

Nova embarcação tem dobro da capacidade e promete reduzir pela metade espera pela travessia

Juliana Stern
Especial para o Diário
16/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A travessia João Basso, no Riacho Grande, em São Bernardo, passará a contar com balsa ampliada a partir de hoje. A promessa é a de que a nova embarcação esteja em funcionamento a partir das 6h30, com capacidade dobrada e expectativa de redução do tempo de espera para cruzar a Represa Billings até o pós-balsa – de até três horas – reduzida pela metade. A plataforma suporta até 40 veículos e 400 passageiros.

A embarcação anterior, que tinha capacidade para 200 passageiros e 18 veículos, foi tirada de circulação em maio do ano passado e deslocada para a sede da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), na Zona Sul da Capital paulista, sendo substituída por outra plataforma, que comporta até 18 automóveis e 300 passageiros.

A balsa reformada foi deslocada de volta a São Bernardo na noite de ontem. A troca das travessias demandou operação especial, com interrupção do serviço de transporte entre as 22h de ontem até as 6h de hoje.

A reforma, de responsabilidade da Emae, custou cerca de R$ 2,5 milhões e incluiu ampliações na largura, no comprimento e na cabine de passageiros, além da pintura, troca de estruturas corroídas e reparo nos equipamentos. No total, para aumentar a capacidade de carga, o casco foi estendido de 12 metros para 18 metros na largura e de 35,80 metros para 41,20 metros no comprimento. Já o peso da balsa passou de 118 toneladas para 205 toneladas.

A entrega da nova embarcação sofreu dois atrasos. O prazo inicial previa inicio da operação em junho, sendo adiado posteriormente para o fim de setembro e, por último, para a primeira quinzena de outubro. Segundo a Emae, a plataforma precisou passar por ajustes e testes adicionais nos mecanismos e sistemas hidráulicos de tração, os quais só puderam ser realizados após o procedimento de vistoria a seco e flutuando pela Marinha do Brasil, remarcado para o fim de setembro.

A balsa que atendia a passagem João Basso será realocada para a travessia Bororé, que liga o Grajaú à Ilha do Bororé, no extremo Sul da Capital. A operação de troca da embarcação está prevista para os dias 10 e 11 de novembro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;