Economia Titulo
De olho na China, Rhodia faz sapato que troca salto
Por Leda Rosa
Do Diário do Grande ABC
03/09/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


Imagine um sapato discreto, que sirva para o ambiente de trabalho e que, no fim do dia, mude de estilo e fique perfeito em um compromisso mais sofisticado. É exatamente o que a Rhodia acaba de criar. A novidade deve estar nas vitrines na coleção do outono-inverno de 2008.

A fabricante aposta que a invenção vai reforçar muito a performance da indústria calçadista nacional frente à concorrência dos modelos vindos da China e Índia.

A inovação tomou seis meses de trabalho do time de 14 profissionais da empresa, que investiu R$ 1 milhão em projeto de pesquisa.

O novo sapato está sendo exposto e avaliado pelos representantes da indústria de calçados no 13º Fórum de Design e Tecnologia. O evento percorre os 19 principais pólos produtores do País.

Ainda não há negócios fechados, mas, a julgar pela ótima recepção do setor, deve entrar na linha de produção até o final do ano.

“Historicamente, a Rhodia se volta para a inovação pela pesquisa. Nossa proposta é agregar valor ao produto nacional, para fazer frente à concorrência asiática. Atuamos com os estilistas para transformar as idéias em realidade”, diz o diretor de negócios intermediários da Rhodia, Antonio Sérgio Luvizeto, que coordena na América Latina o Rhodia Footwear Technology, grupo que foca em ações de desenvolvimento e mercadólogicas.

Entre os estilistas envolvidos no processo criativo, estão nomes relevantes no mundo fashion como Walter Rodrigues e Maria Eugênia Castellanos.

Poliamida - O novo sapato tem como principal diferença o salto, em cujo interior há um parafuso de poliamida.

Sempre que a proprietária desejar, ela pode desrosquear a peça e encaixar uma outra, mais afinada com a ocasião ou estilo.

“Havia a chance da peça ser fabricada em metal, mas a poliamida ganhou a dianteira graças à leveza dos saltos”, diz Luvizeto, que aposta na incorporação das sugestões das consumidoras.

“Os integrantes do setor coureiro-calçadista entendem do gosto, dos desejos da mulher, este é um modelo experimental. O calçado ainda sofrerá mudanças para se adequar ao mercado”, complementa o executivo da Rhodia.

São Bernardo - A fábrica da Rhodia no bairro Demarchi, em São Bernardo, participará da fabricação no novo sapato.

A primeira etapa da fabricação – mais especificamente, do parafuso de poliamida – acontecerá na fábrica da empresa em Paulínia, no setor químico. Depois, em São Bernardo, a peça irá para a unidade de Plásticos de Engenharia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;