Internacional Titulo
Ataque russo deixa cinco feridos na Chechênia
Por Do Diário do Grande ABC
07/07/1999 | 11:07
Compartilhar notícia


Incidentes fronteiriços, ``ataques preventivos': a guerra voltou a se instalar na fronteira chechena, fazendo temer a reinício de hostilidades em maior escala, três anos depois do fim do enfrentamento entre Moscou e a pequena república separatista. Cinco feridos na noite desta terça-feira durante o ataque contra um posto russo no Daguestao, ``vários mortos' na segunda-feira passada, em um ataque aéreo contra uma base de rebeldes chechenos, quatro mortos e doze feridos na semana passada, no ataque contra uma base russa... a lista de incidentes aumenta, enquanto Moscou e Grozny trocam declaraçoes ameaçadoras.

O ambiente em Moscou nos últimos dias ``recorda o de 1994', bem antes da intervençao das tropas russas que acabou desencadeando uma guerra de 21 meses, assegurou nesta quarta Ruslan Auchev, presidente da república russa da Ingúchia, fronteira com a Chechênia.

Em Grozny, o presidente checheno Aslan Masjadov declarava ter impressao ``de que os partidários da guerra e os adversários do processo de negociaçoes tomaram iniciativa' em Moscou.

No sábado passado, depois de vários incidentes, o ministro russo do Interior, Vladimir Ruchailo, prometeu lançar ``ataques preventivos' contra os grupos mais ameaçadoras.

O governo de Grozny, que nao admite que os russos venham a impor a ordem em seu território, respondeu com violência e ameaçou com represálias na Rússia no caso de ataques contra a Chechênia. No entanto, na madrugada desta terça, os russos lançaram um ataque contra uma base de 150 a 200 rebeldes chechenos, provocando ``vários mortos', segundo o ministério do Interior russo. No momento, esta política de endurecimento nao é questionada pela oposiçao russa, que compartilha da falta de açao do governo diante do caráter incontrolável da situaçao.

A Chechênia se considera independente desde sua vitória sobre o exército russo em 1996, mas nem Moscou, nem outro país qualquer reconheceu oficialmente esta independência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;