Política Titulo
A simpatia nos elegerá?
Por Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
29/08/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


O bordão dele é "Vote Tiririca. Pior que tá não fica." Embora a reação natural de quem já viu a propaganda eleitoral de Tiririca ou Francisco Everardo Silva, candidato a deputado federal pelo PR seja o riso, ele próprio nega que sua campanha seja uma piada. "O povão me entende. As pessoas dizem que votarão em mim."

Nascido em Itapipoca, no Ceará, ele disse que decidiu entrar para a política depois de ouvir o conselho da mãe. "O partido me convidou e minha mãe disse que seria bom para minha carreira." Porém, não citou nenhum projeto. "Está tudo no meu site. Nem na televisão falo das propostas porque não cabe ficar divulgando. Não adianta prometer e não fazer nada."

Tiririca disse que quem foi convidado pelo PR foi o personagem e não Francisco e afirmou que as orientações da campanha tem sido dadas pela sigla. "As pessoas querem ver o Tiririca, estão cansadas de política. Candidato sério não teria essa repercussão. É uma estratégia de marketing."

Se eleito, já imagina o figurino para a posse. "Quero usar um terno bem colorido, mas só se for permitido. Lá será o Francisco que assumirá."

Sobre a ameaça do candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante, de retirar seu nome da tela caso Tiririca não mudasse o tom do discurso jogou o "abacaxi" para o PR. "Estou fazendo o que o partido está mandando. Não entro no meio dessa confusão."

NA MESMA LINHA - Já ouviu falar de Suellem Rocha? Ela é a Mulher Pêra (PTN), que também tem feito sucesso no horário eleitoral. Inclusive, a dançarina e cantora de funk explicou que o desejo de se candidatar à Câmara Federal veio justamente dos palcos. "Fiz enquetes nos bailes funks no Brasil todo e o pessoal me apoiou."

O nome da personagem surgiu por conta do uso frequente de espartilho. "Fico com cintura fina e quadril largo." Mas ponderou que a Mulher Pêra ficará do lado de fora da Câmara. "Quem está pedindo voto é a Mulher Pêra, mas quem vai falar lá é a Suellem." A candidata disse que lutará pelas mulheres e pelos jovens. "Defendo a Lei Maria da Penha. Na minha casa meu pai batia muito em mim e na minha mãe. Nesse caso o homem não deve só pagar cesta básica, tem que ser preso."

Ronaldo Ésper (PTC) , também quer uma cadeira federal e disse que agulhará Brasília pelos eleitores. "Tenho diversos projetos. Minha meta é a reabertura das escolas profissionalizantes de moda. O País carece de bordadeira, alfaiate, costureira. A ideia é que o Brasil não venda 30 vestidos, mas 30 mil."

Concorrendo pela segunda vez à Assembleia Legislativa, Léo Áquilla, drag queen e presidente de honra do PTB Diversidade, ao contrário da primeira tentativa resolveu ficar "montado" durante toda a campanha. "Em 2006 me equivoquei. Me vesti de menininho. Agora estou de menininha, bem maquiada e conquisto o voto, pois sou reconhecido." O artista apresenta como principal bandeira a implantação da disciplina de inteligência emocional no Ensino Infantil.

Outro que aposta no personagem é Móises Papai Noel (PTdoB), que tem cabelo e barba brancas mas não pede voto de gorro vermelho. "Trabalho nos shoppings de Papai Noel e no dia 25 distribuo brinquedos nas favelas. Se eleito conseguirei mais brinquedos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;