Setecidades Titulo Transporte
CPTM explica alteração na Linha 10

Audiência pública com a empresa será amanhã, às 18h, em Santo André

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
26/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Será realizada amanhã audiência pública com a direção da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a respeito do ponto final da Linha 10-Turquesa, que liga Rio Grande da Serra à Capital. A empresa deverá apresentar ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e à população da região os motivos que levaram à decisão de alterar o destino da linha, que tinha a Estação Luz como terminal e agora vai só até o Brás. A audiência será às 18h, na Câmara de Santo André.

A CPTM, no entanto, deverá manter a decisão de encerrar o itinerário no Brás. Em reunião realizada no dia 8 com o presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), o presidente da companhia estadual, Manuel Bandeira, afirmou que "tecnicamente" não há como a linha voltar a operar na Luz.

Segundo o presidente, o objetivo da mudança foi garantir mais conforto aos passageiros na Luz, por onde passam diariamente 500 mil pessoas. O movimento no terminal aumentou com a inauguração da Linha 4-Amarela do Metrô, que vai até o bairro do Butantã, na Zona Oeste.

Na audiência, Bandeira deverá apresentar modificação no projeto do Expresso ABC, linha paralela à 10-Turquesa e que deverá ficar pronta em 2014. O projeto original previa que o final do Expresso ABC seria na Luz. A proposta, agora, é de que o destino seja a futura estação no Bom Retiro, no Centro da Capital.

A expectativa do deputado estadual Donisete Braga (PT) é fazer com que os representantes da CPTM e Secretaria dos Transportes entendam os transtornos causados à população e revejam a decisão. "O cenário é pessimista, mas faremos uma última tentativa", destaca. Segundo ele, a companhia poderia ter esperado para realizar a mudança quando o Expresso ABC fosse viabilizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;