Cultura & Lazer Titulo
Objetos pessoais de Truman Capote vão à leilão em Nova York
Por Da AFP
31/10/2006 | 16:39
Compartilhar notícia


Mais de 300 livros, fotografias, cartas e itens pessoais que pertenceram ao falecido escritor americano Truman Capote vão à leilão na próxima semana em Nova York.

Os objetos mais interessantes incluem a foto da mãe do escritor que esteve sempre a seu lado, um par de patins de gelo, caixas de colagem que ele criou no início dos anos 1980, além de livros de sua extensa biblioteca.

"Vinte e dois anos depois de seu precoce falecimento, em 1984, seu nome ainda desperta atenção, interesse e instigação", disse Bonhams em comunicado publicado antes do leilão, previsto para 9 de novembro.

Entre os livros da biblioteca de Capote que vão à leilão estão biografias de políticos e aristocratas, histórias de crimes, e literatura britânica e americana.

As cartas íntimas e cartões-postais enviados para a amiga íntima Joanne Carson em seus últimos anos de vida também serão postos à venda. Um manuscrito que ela escreveu, revelando seu incipiente relacionamento com o apresentador de "talk-show" Johnny Carson e pesadamente editado por Capote deve ser arrematado por até 15 mil dólares.

Outros lotes incluem o smoking que ele usou no famoso Baile do Branco e Preto no Hotel Plaza, de Nova York, em 1966, um retrato de Capote assinado por Richard Avedon e o passaporte do escritor, estimado em US$ 1,5 mil.

Sua própria cópia assinada de "A Sangue Frio", o livro que esteve no centro do filme "Capote", com o qual o ator Philip Seymour Hoffman ganhou o Oscar de melhor ator deste ano, também deve chegar aos US$ 1,5 mil.

O livro e o relacionamento de Capote com dois assassinos condenados enquanto escrevia sua obra-prima também inspirou o filme recém-lançado "Infamous".

Talvez o trabalho mais conhecido de Capote ainda seja "Bonequinha de Luxo", que foi adaptado para o cinema em 1961 num filme com o mesmo título, interpretado por Audrey Hepburn e George Peppard.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;