Política Titulo
Dirceu: cancelamento de reuniao é ruim para o governo
Por Do Diário do Grande ABC
07/02/1999 | 16:37
Compartilhar notícia


O presidente nacional do PT, deputado federal José Dirceu (SP), avaliou neste domingo que a recusa do presidente Fernando Henrique Cardoso em receber os governadores de oposiçao na terça-feira (09) em Brasília poderá levar o país a uma crise institucional. Em sua opiniao, o governo federal será o principal prejudicado com o impasse criado em torno das negociaçoes das dívidas estaduais. "É pior para ele", resumiu o deputado, que considerou o cancelamento da reuniao "inaceitável".

Para Dirceu, a resistência de FHC em dialogar com governadores e a grave situaçao financeira dos Estados vao contribuir negativamente para a imagem do governo e acelerar o processo de mobilizaçao da sociedade. "Tenho certeza de que haverá mobilizaçao social", afirmou.

O encontro entre o presidente e os governadores oposicionistas Olívio Dutra (PT), do Rio Grande do Sul, Anthony Garotinho (PDT), do Rio de Janeiro, e Ronaldo Lessa (PSB), de Alagoas, foi cancelado pelo governo depois da divulgaçao da "Carta de Porto Alegre", documento com reivindicaçoes do grupo de oposiçao elaborado durante reuniao no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, na última sexta-feira.

Na carta, os governadores exigem o fim das sançoes a Minas Gerais e Alagoas, que nao quitaram seus débitos com a Uniao e tiveram recursos bloqueados, e ao Rio Grande do Sul, que depositou o pagamento em Juízo. No documento o grupo de oposiçao propoe ainda a suspensao do pagamento das parcelas das dívidas estaduais durante o período de negociaçao com o governo federal e solicita que o comprometimento máximo de suas receitas com os débitos seja reduzido de 15% para 5%.

Na avaliaçao de Dirceu, o cancelamento da reuniao de terça-feira foi fruto de um "ataque de autoritarismo" do presidente Fernando Henrique. "Ou o governo perdeu o pé ou está querendo um pretexto para romper com os Estados", sustentou.

Apesar disso, o deputado defende a ida do grupo de governadores a Brasília no dia 9. "Na minha opiniao, eles devem ir pelo menos para fazer reunioes com as bancadas dos partidos" observou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;