Economia Titulo
Rhodia investe US$ 10 milhões em unidade têxtil
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
19/06/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


A Rhodia está investindo US$ 10 milhões para ampliar a capacidade de produção de fios têxteis inteligentes de poliamida (nylon), em sua fábrica de Santo André.

O investimento consiste na aquisição de maquinário de última geração, com tecnologia desenvolvida pela empresa e que foi encomendada para produção em parte com fornecedor de equipamento do Japão e em parte com grupo da Alemanha.

Os fios têxteis inteligentes de poliamida são chamados assim porque agregam características especiais, como a proteção aos raios ultravioletas, de combate à celulite, ação contra bactérias que provocam odores da transpiração e redutor de fadiga, entre outros.

A empresa deverá iniciar dentro de um ano as operações da nova máquina, que vão ampliar em 20% a produção do complexo fabril na região, que hoje compreende volume de 25 mil toneladas anuais de fio (praticamente 50% disso são itens que incorporam funcionalidades especiais). Ou seja, a unidade terá acréscimo de 2.500 toneladas ao ano. Mas como seu processo é automatizado, não devem ser feitas contratações. A fábrica tem quadro atual de 1.200 funcionários.

Segundo o presidente da Rhodia América Latina, Marcos De Marchi, a intenção é aproveitar o potencial de um mercado que cresce em torno de 8% a 10% ao ano. No país, o segmento de fios inteligentes é da ordem de 25 mil toneladas anuais. "Ou seja, temos a metade desse mercado", afirma.

Ele avalia que a forte ascensão do segmento se deve ao fato de que o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, em busca de roupas que ampliem conforto, performance e facilidade de manutenção.

SALÃO
Para mostrar os benefícios proporcionados por roupas feitas a partir desses fios, a Rhodia vai marca presença no Salão Moda Brasil (de segunda, 21, até quarta-feira, dia 23, no Expo Center Norte, em São Paulo) com o Loft Amni, um espaço onde será mostrada a variedade de utilizações.

De Marchi destaca que o investimento aproveita também ampliações de fábrica da matéria-prima (o cumeno, item petroquímico) da Braskem na região (antiga unidade da Quattor).

O executivo assinala ainda que a Rhodia é a única empresa da América Latina que tem a cadeia produtiva de poliamida totalmente integrada no País, desde a matéria-prima até o produto final - os fios são adquiridos por tecelagens nacionais, cujos tecidos vão abastecer confecções brasileiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;