Cultura & Lazer Titulo
Dramas sociais no palco
Marília Tiveron
Especial para o Diário
09/10/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Por trás dos diálogos com palavras meticulosamente escolhidas se revelam dramas, sátiras e críticas sociais. Assim é a peça Escola de Mulheres, escrita pelo dramaturgo francês Molière em 1662, que será encenada no Teatro Municipal de Mauá hoje, às 21h.

Depois de 24 anos, Roberto Lage dirige novamente a história de Arnolfo (Oscar Magrini), um quarentão, que com medo de ser traído, só se envolve com mulheres comprometidas.

Para não ser enganado, Arnolfo adota a menina Inês (Thais Pacholek), na época, com 4 anos. Ele a coloca em um convento para privá-la das malícias da sociedade, criando a pessoa que considerava ser sua futura mulher ideal.

Com 18 anos, ele a retira do convento e a deixa trancafiada em casa. Porém, vê seus planos fracassarem quando Inês se apaixona pelo jovem Horácio (Erik Marmo), filho de seu amigo Oronte, interpretado por Flávio Faustinoni.

"É uma relação doentia. Arnolfo cria Inês para ser a mais estúpida e ignorante das mulheres. É uma mostra de como se dar bem na vida passando por cima de tudo", afirma Oscar Magrini, que em 20 anos de carreira atua em seu primeiro clássico.
Ele acredita que o maior desafio é conquistar a plateia. "Tenho de deixá-la encantada desde o início, a ponto de Arnolfo fazer o que faz e mesmo assim as pessoas terem pena dele."

Com humor refinado, a montagem provoca diversos debates. "Traz reflexões sobre individualismo, poder, moral, amizade, confiança e relacionamento amoroso", ressalta o diretor de produção, Gerardo Franco, que também interpreta o criado Alain: "Ensaiamos durante 60 dias com oito horas diárias entre trabalho de texto, expressão corporal e desenho do espetáculo".

Franco opina sobre o porquê de a peça continuar atual apesar de ter sido escrita há mais de 340 anos: "Infelizmente o ser humano em nada melhorou. Passam-se séculos e continuamos medíocres e individualistas. É uma pena, mas é a verdade".

Escola de Mulheres - Teatro. Hoje, às 21h. No Teatro Municipal de Mauá - Rua Gabriel Marques, 353, Mauá. Tel.: 4555-0086. Ingr.: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;