Diarinho Titulo Diversão
Crianças de várias idades são capazes de criar suas próprias brincadeiras e itens para diversão
Por Luis Felipe Soares e Tauana Marin
Do Diário
17/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC:


 Férias são sinônimo de diversão e brincadeiras. E isso tudo é possível sem que seja preciso sair de casa. Um pouco de trabalho e muita imaginação podem fazer com que um dia comum se transforme.

As irmãs Luana e Júlia Leme Toreta, 11 e 7 anos, respectivamente, de Santo André, enumeram as diversas atividades que compartilham. “Ouvimos música, fazemos pipoca e bolo de chocolate com a ajuda da nossa mãe e nos separamos no esconde-esconde. Mas o que mais gostamos é brincar com massa de modelar”, conta a mais velha.

As duas curtem criar comidinhas falsas (como bolos e biscoitos), fazendo de conta que trabalham em um restaurante. “Passamos bastante tempo nos divertindo com isso. Na semana passada, fizemos massinha em casa (veja a receita na página ao lado)”, diz Luana, que contou com a ajuda de Júlia para pegar os ingredientes. “Foi muito legal. Fizemos massinha cor-de-rosa, clara e escura”, lembra a mais nova das irmãs.

Gabriel Macedo Pinatti Pugliessa, 11, e Gustavo Fernandes Garcia, 10, vivem no mesmo condomínio e sempre estão juntos. Além de jogarem bola, andarem de skate e adorarem jogos de tabuleiro, são capazes de garantir a diversão dentro de casa apenas com um lençol. “Já fiz várias vezes cabanas pelo apartamento, tanto no meu quarto quanto na sala junto com meu irmão. Acho legal brincar de acampar dentro de casa. Me divirto com meus amigos também”, diz Gustavo.

Gabriel também aprova o passatempo e aproveita para dar dicas do que pode ser feito. “Dá até para fazer pequinique dentro da cabana, comer um sanduíche ou fazer pipoca. Também brinco com bonecos e carrinhos lá dentro. Inventamos histórias”, afirma o menino. “É preciso imaginar também, né? Para a brincadeira ficar bem legal.”

O Diarinho separou algumas coisas que podem ser feitas em casa e que são muito divertidas para fazer com amigos, irmãos, primos, ou, até mesmo, sozinhos. Confira.

 

CHAPÉU DE JORNAL

O tradicional chapéu feito com jornal pode render diferentes tipos de brincadeiras, seja de soldado, pirata ou para ajudar em alguma aventura. Este passo a passo dá dicas de como fazer um tipo de adereço, mas é possível bolar diferentes chapéus com diversas dobraduras.

 

MASSINHA CASEIRA

Ingredientes

– 4 xícaras de chá de farinha

– 1 xícara chá de sal

– 1/2 xícara de chá de água

– 1 colher de chá de óleo

– Corante para alimentos

Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes e amasse bastante até ficar boa para modelar. Separe a massa em quatro partes. Para ter o item com a cor que desejar, use o corante para alimento na mistura. Basta pingar algumas gotas. A massinha pode ser guardada em saco plástico ou vidro bem tampado. Quanto mais for amassada, melhor ela fica para modelar.

 

POLVO DE MASSINHA

- Enrole oito pedaços da massinha (como se fossem macarrão) para criar os tentáculos do boneco;

- Amasse um pouco as tiras e junte os pedaços por uma das pontas;

- Para criar a cabeça do polvo, monte uma espécie de coxinha com as mãos. Utilize a parte mais pontuda como base e pressione no ponto onde os tentáculos estão juntos;

- Com os dedos, faça dois buracos na cabeça para os olhos;

- Pegue pedacinhos de outra massinha colorida para criar ‘pintinhas’ para a pele do polvo.

- Monte duas bolinhas com massinha branca. Com a ajuda de um lápis, faça um leve furo e finalize os olhos do boneco.

 

TELEFONE DE BARBANTE

A brincadeira utiliza noções de física para fazer com que sons passem de um copo para outro com a ajuda de um barbante. É importante que o fio esteja bem esticado para que a conversa ocorra da melhor forma possível.

  • Separe dois copos de plástico, barbante, tesoura (sem ponta)e um clipe de papel;

  • Use o clipe para fazer um buraco no fundo de cada um dos copos;

  • Corte o barbante do tamanho que desejar (cerca de dez metros). Passe o fio pelos buracos e dê um nó;

  • Cada pessoa fica com um copo. O fio esticado irá levar o som de uma ponta para a outra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;