Memória Titulo Memória
Está nascendo um clássico: Alvinegro e Pérola

A temporada 2016 do futebol Star do Grande ABC poderá ser iniciada...

Ademir Medici
29/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A temporada 2016 do futebol Star do Grande ABC poderá ser iniciada com um jogo de campeões: Alvinegro, de Santo André, frente ao Pérola, de São Bernardo. Os dois venceram os campeonatos municipais 2015 de suas cidades na categoria maiores de 50 anos. A ideia, defendida pelo goleiro Eli Graciano, é que as duas equipes joguem entre si.

O Pérola FC (fundado em 4-1-1976), informalmente já respondeu que sim. Falta o ‘OK’ do Alvinegro (fundado em 7-7-1952) e a marcação do jogo, que pode ocorrer antes ainda do Carnaval, que este ano cai em fevereiro. Detalhe interessante: Eli defendeu os dois times como goleiro titular. Portanto, campeão de 2015 em São Bernardo e em Santo André.

Atrevida, Memória foi além: por que não realizar dois jogos, ida e volta? A proposta foi bem recebida. Neste caso, Eli concordaria em defender os dois times, em um jogo pelo Pérola, no outro pelo Alvinegro – claro, se os times concordassem.

O ‘OK’ do Pérola foi dado em 19 de dezembro na finalíssima do Morumbi do campeonato metropolitano dos Sessentões. O técnico do Pérola, Roberto de Oliveira e Silva, e o auxiliar técnico, Geraldo Ribeiro, o Geraldão, estiveram presentes. E Eli, despojado, ofereceu a medalha de campeão como goleiro do Alvinegro ao treinador do Pérola.

Concentrado e falador. Com vocês, Eli Graciano

Eli pouco guarda das lembranças de uma carreira futebolística de sucesso. Quem cuidava das suas fotos e recortes de jornais e revistas era a mãe, dona Adelaide Faria Graciano, uma benemérita de São Bernardo, fundadora da Casa de Velhinhos da Vila Dusi que leva o nome dela.

O filho Eli gostava mesmo era de jogar. “Eu queria jogar na linha. Como volante. Mas era muito ruim. Na minha época, quem era ruim ia pro gol. Fui pegando. Não tinha noção. Eles chutavam em cima de mim. A bola batia em mim. Falavam que era bom goleiro. Eles me enganaram. Fui me aprimorando. O Jaiminho, que considero um primo, me levou para o São Paulo e lá foi um trampolim.”

Era do juvenil B. “O Serginho (Chulapa) estava indo para o profissional. Era chamado de Esquerda. Se ele ler (a matéria) vai ficar bravo comigo. Mas ele era ruim demais. Entrou num jogo difícil, de centroavante. Com seus quase dois metros de altura, começou a fazer gols. Virou esse monstro do futebol, um ídolo, carreira vitoriosa.”

Esse Eli é uma figura. Nos jogos dele pelo Star, difícil arrancar uma resposta. Chegava calado aos estádios, sempre de paletó e gravata, destoava dos demais companheiros e adversários. Punha o uniforme. Usou uma camisa de goleiro que ganhou na África do Sul. Não parava de se aquecer. Parecia em transe, sempre concentradíssimo. No gol do Alvinegro, parecia um menino, mesmo aos 55 anos. Colocação impecável. Uma barreira. Saltos de mão trocada, como dizem os cronistas especializados em futebol. Tanto que Memória o elegeu o craque do campeonato.

Nossa primeira surpresa foi quando Eli telefonou, pedindo desculpas pela frieza e jeito quieto. Bolsa de couro explodindo de tanto material – esportivo e religioso – veio à Redação. De gravata, naturalmente. Permaneceu na redação várias horas. Almoçou conosco no jornal. E abriu o coração com histórias como esta do Serginho.

No sábado seguinte, a ida ao Morumbi, o gesto de doar ao treinador Roberto a sua medalha. E a proposta de um jogo entre Pérola e Alvinegro. Vamos ver no que vai dar.

Eli Graciano

Nascimento:

Santo André, 24-2-1960

Filiação:

Mauro Graciano e dona Adelaide

Irmãos:

Luiz, Vicente Carlos, Samuel, Sueli e Andréia

Time do coração:

Santos. “Como tantos da minha geração, eu sou na verdade Pelezista.”

Times em que jogou:

São Paulo, Aliança, São Bernardo, com temporadas em Garça, Bebedouro, Vitória do Espírito Santo, seleção paulista dos Atletas de Cristo.

Internacional:

Seleção Mundial dos Atletas de Cristo.

Feito:

Permanecer 1.060 minutos sem tomar gol pelo EC São Bernardo, o que o levou a ganhar uma página na Revista Placar, edição de 1982.

Amanhã em Memória: fotos inéditas de Eli ralando no EC São Bernardo, verdadeiro tesouro preservado pelo Banco de Dados do Diário.

Diário há 30 anos

Domingo, 29 de dezembro de 1985 – ano 28, nº 6019

Manchete – Montadoras em férias inflacionam o mercado

Acidente – Prédio desmorona em Santa Terezinha, Santo André, e ninguém sai ferido.

Em 29 de dezembro de...

1885 – Notícia publicada no jornal A Província de São Paulo: “O governo autorizou a reparação dos pontilhões da estrada que desta capital vai a São Bernardo. Os serviços estão orçados em 3 contos e 300 mil réis.”

1915 – Estão muito adiantados os estudos que estão sendo feitos pelo engenheiro Carlos Veiga, para o abastecimento de água em São Caetano. Os trabalhos deverão ser iniciados quando chegar o material encomendado nos Estados Unidos.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A disenteria no exército búlgaro’.

Município Paulista

- Avanhandava. Criado em 29 de dezembro de 1925 e instalado em abril de 1926. No vocábulo indígena, significa ‘forte correnteza’.

Santos do Dia

- São Tomás Becket (Londres 1118-1170). Arcebispo. Questionou as posturas autoritárias de um antigo amigo, Henrique, que chegou a rei da Inglaterra e determinou a sua morte.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Segundo

- Primiano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;