Setecidades Titulo
Exposição reúne móveis feitos de papel
Por Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
05/08/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Porta revestida por filtro de café usado, cama feita com mais de 1.000 canudos de jornal e blocos de isopor, porta-retrato de papel reciclado e pufe de folhas de revista são apenas alguns dos móveis da exposição Recicl'Arte, que começou ontem no Parque Escola em Santo André. As peças são produzidas por mulheres anônimas que aliam criatividade a materiais recicláveis e dessa forma encontram no artesanato uma oportunidade para revelar talentos e aumentar a renda familiar.

A mostra é fruto do trabalho nos núcleos do Projeto Sementinha de educação infantil alternativa, implementado nas comunidades carentes de Santo André. Atualmente são 30 pontos de encontro, que vão de salões de igreja a galpões cedidos pela comunidade e atendem 600 crianças de 4 a 5 anos.

"Nossos projetos envolvem toda comunidade, por isso também trabalhamos com as famílias", explica o coordenador-geral do projeto, Ronnie Corazza.

Os móveis da exposição Recicl'Arte foram criados por sete mulheres do núcleo do Jardim Santo André que participaram das oficinas com a artesã Marines Alves no segundo semestre do ano passado. As peças são produzidas com garrafas PET, retalhos de tecidos, jornais e revistas doadas pela comunidade. A exposição tem cinco ambientes: sala, quarto, banheiro, varanda e espaço infantil.

"Desde adolescente tinha vontade de trabalhar com artesanato, mas não tinha oportunidade. Por isso, agora sinto um prazer enorme", diz a dona-de-casa, Míriam Ramos dos Santos, 48 anos.

Outra que diz ter se superado com a oficina é a moradora Miraíldes de Jesus Trindade, 25. "Não pensei que fosse conseguir criar as peças. O resultado foi surpreendente, posso dizer até que o artesanato me ajudou a ser menos tímida."

A Recicl'Arte também abriga a ‘butique solidária' com roupas e calçados usados que ajudam a compor o visual e são vendidos a preços simbólicos.

Serviço:
Recicl'Arte - Exposição de Móveis e Objetos com Recicláveis
Horário: De segunda a sexta-feira até o dia 21 de agosto, das 8h às 17h
Local: Parque Escola na Rua Anacleto Popote, 46, Valparaíso, Santo André.
As visitas noturnas podem ser agendadas pelo telefone 4992-8466.
A entrada é gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;