Internacional Titulo
Papa nega renúncia e diz que 'cumpre sua missão' até a morte
Por Das Agências
19/08/2002 | 10:44
Compartilhar notícia


O Papa João Paulo II indicou claramente nesta segunda-feira que não tem intenções de renunciar ao cargo, desejando prosseguir com seu ministério até sua morte, ao falar no santuário de Kalwaria Zebrzydowska, sul da Polônia.

"Santa mãe, Nossa Senhora de Kalwaria, dai-me forças físicas e espirituais para poder cumprir até o fim com a missão que me foi confiada por Cristo ressuscitado", foram suas palavras, em uma missa celebrada com 40 cardeais, bispos, sacerdotes e monges no santuário polonês de Kalwaria Zebrzydowska, 50 km ao sul de Cracóvia, no último dia de sua viagem ao país.

A eventualidade de uma renúncia do chefe da Igreja Católica, sempre desmentida por fontes autorizadas, nunca havia sido mencionada pelo próprio Papa, 82 anos.

Por sua parte, o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro Valls, declarou nesta segunda-feira à imprensa, em Kalwaria Zebrzydowska, que, segundo sua opinião, o Papa João Paulo II "voltará ainda uma vez mais" a seu país natal.

Cerca de 60 mil fiéis acolheram calorosamente nesta segunda o Papa João Paulo II. Os peregrinos, posicionados ao longo da estrada que vai da antiga capital real à Basílica de Nossa Senhora dos Anjos, tentaram ver de perto o idoso Sumo Pontífice. A multidão presente para recebê-lo era três vezes mais numerosa do que previram os organizadores.

O Papa, depois de longa meditação no recinto desta Basílica, celebrou uma missa para comemorar os 400 anos do santuário, o segundo em importância depois do de Czestochowa, 120 km a noroeste de Cracóvia.

Durante sua infância, Karol Wojtylya ia muito a Kalwaria Zebrydowska com seu pais, costume que conservou depois de ordenado sacerdote e quando foi arcebispo de Cracóvia, antes de ser eleito Papa em 1978. A última visita do Papa a este santuário data de 1979.

No caminho para Kalwaria Zebrydowska, João Paulo II parou na cidade de Skawina para benzer uma pintura que representa Cristo e para agradecer brevemente às 8 mil pessoas que foram recebê-lo, segundo a agência de notícias polonesa.

Depois da missa, o Papa deve sobrevoar de helicóptero sua cidade natal, Wadowice, ao sul de Cracóvia, e não está descartada uma parada em Czestochowa.

O Papa volta a Roma na tarde desta segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;