Nacional Titulo
Nasce primeiro clone brasileiro desenvolvido de célula adulta
Por Do Diário OnLine
12/07/2002 | 09:20
Compartilhar notícia


Nasceu nesta quinta-feira em Jaboticabal, no interior de São Paulo, a bezerra 'Penta', o primeiro clone gerado no Brasil a partir da célula de um animal adulto. A experiência foi feita pela Faculdade de Veterinária da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

A bezerra, da raça Nelore, nasceu de parto cesariano, com 42 quilos. Ela recebeu leite e logo foi coberta, mas teve um começo de pneumonia. A gestação durou 290 dias. A célula que gerou a bezerra foi tirada do rabo de uma vaca de Goiânia (GO).

"Penta" foi a única bem sucedida dos 19 embriões implantados em 4 vacas na pesquisa. O animal é o terceiro clone brasileiro. Mas os outros dois bezerros antes dela, um em São Paulo e outro em Brasília (DF), foram desenvolvidos a partir de células de embriões.

O chefe do Departamento de Medicina Veterinária e Reprodução Animal, Joaquim Mansano Garcia, disse que o problema de saúde apresentado pela bezerra não está associado à clonagem. "Tivemos um problema na hora do parto e ela aspirou um pouco de líquido. Está com pneumonia por aspiração, mas estamos monitorando seu estado", explicou.

A experiência feita em Jaboticabal é a primeira com sucesso no Brasil usando células de um animal adulto, o que os cientistas chamam de "clonagem verdadeira".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;