Nacional Titulo
Semana Nacional Antidrogas começa nesta segunda-feira
Da Agência Brasil
19/06/2006 | 10:14
Compartilhar notícia


A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) inicia nesta segunda-feira a 8ª Semana Nacional Antidrogas. O lançamento oficial está previsto para quarta-feira e deve contar com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A programação inclui o debate de questões referentes ao uso de drogas e um balanço das ações desenvolvidas pelo governo para combater o problema.

O projeto Diga Sim à Vida, que visa alertar crianças e adolescentes sobre os danos causados pelo uso de drogas, é um exemplo. Por meio dele, alunos de escolas públicas vão receber revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com orientações sobre o tema. O jogador da seleção brasileira Ronaldinho Gaúcho é um dos personagens da publicação.

Segundo o secretário nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchoa, durante a semana, outros tipos de materiais educativos serão distribuídos à população. Ele informou que são trabalhos didáticos e pedagógicos voltados para as crianças, a família, a comunidade e também para os professores.

"São cadernos de pesquisa, revistas em quadrinhos, álbuns de figurinhas, livros ilustrados, jogos e manual para professores trabalharem o assunto em sala de aula. Tudo isso conduzido através dos personagens da Turma da Mônica, dos quais o Ronaldinho Gaúcho é o mais novo parceiro", disse.

O secretário disse ainda que os cidadãos podem tirar dúvidas e buscar orientação sobre o assunto pelo telefone 0800-5100015. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Não é preciso se identificar para usar o serviço.

No decorrer da semana também serão apresentados casos de comunidades onde o trabalho de prevenção resultou na queda da violência e de outros problemas causados pela dependência das drogas.

É o caso de José Maria da Silva Miranda, que é vereador em Xapuri (AC). Ex-dependente de álcool, ele conta que começou a beber ainda jovem e que por 18 anos foi dependente dessa substância. "Nos últimos três anos da dependência, cheguei ao fundo do poço. Foram-se embora dois casamentos. O álcool destrói fisicamente, economicamente e socialmente", afirmou o vereador.

Ele destacou a importância da família na busca de tratamento e disse que há nove anos está longe do vício: "Minha família foi nota dez, principalmente minha mãe, minhas tias e meus irmãos. Foram muito importantes na minha recuperação, pois me abriram os olhos para eu me tratar no centro de recuperação".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;