Setecidades Titulo
Emissão de CNH demora cinco meses
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
11/07/2009 | 07:11
Compartilhar notícia


Desde fevereiro, o autônomo Genésio Costa Silverio, 30 anos, de Santo André, aguarda a emissão da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Precisando do documento por motivos profissionais, ele teme perder o emprego devido à demora para receber a habilitação.

"A empresa me deixa sem serviço e já falaram que o tempo para eu resolver esse problema está acabando. A auto escola tinha prometido que eu iria receber a minha habilitação em cinco dias, mas até agora, nada. Dizem que não tem culpa do atraso. Quando fui no Ciretran (Circunscriação Regional de Trânsito), só me falaram para aguardar."

O caso do autônomo não é isolado. Consultados pelo Diário, funcionários e proprietários de autoescolas da cidade, que preferiram não se identificar, culparam o sistema de emissão da habilitação pelo atraso na entrega do documento. Em algumas das autoescolas, os pedidos mais antigos datam são de fevereiro.

O presidente da Adepaesa (Associação dos Despachantes e Proprietários de Autoescolas de Santo André), Simon Bass, destacou que o problema já está sendo resolvido. "O Denatran está mudando o sistema e toda fase de adaptação está sujeita a problemas."

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) confirmou que existem "problemas pontuais" justamente devido à mudança no sistema, mas que agilizar a emissão da CHN era uma responsabilidade dos Ciretrans.

Em maio, o Diário relatou que o mesmo problema ocorria também em Mauá. Na ocasião, várias autoescolas da cidade relataram a grande quantidade de CNH que estavam no Ciretran do município. A culpa, segundo as escolas, seria também da mudança no sistema de emissão de habilitações.

Consultados pelo Diário, os Ciretrans de São Bernardo e Rio Grande da Serra informam que trabalham sem problemas. Em Ribeirão Pires, um funcionário destacou que havia demora em alguns casos especiais, como na habilitação de estrangeiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;