Setecidades Titulo Disque 100
Denúncias sobre abuso contra crianças crescem 71%

Maior número de denúncias aparece em S.Bernardo (193), seguido por Santo André (160) e Diadema (108)

Vanessa Fajardo e Kelly Zucatelli
18/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O número de denúncias das cidades da região feitas para o Disque 100, serviço do governo federal que recebe informações de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, cresceu em 71% de 2007 para 2008. No total foram 342 registros em 2007, contra 585 no ano seguinte. O maior número aparece em São Bernardo (193), seguido por Santo André (160) e Diadema (108).

Desde 2003 sob coordenação do poder público, o Disque 100 é um serviço de discagem direta e gratuita disponível para todos os Estados brasileiros. Os casos são encaminhados aos conselhos tutelares e varas da Infância e Juventude.

Para o integrante do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ariel de Castro Alves, a repercussão da morte de Isabella Nardoni (em março do ano passado) e dos irmãos esquartejados de Ribeirão Pires (setembro do ano passado) gerou uma sensibilização da sociedade sobre a violência contra crianças. "Mesmo assim, o Disque 100 ainda é uma ferramenta pouco conhecida. Os municípios precisam fortalecer os trabalhos para dar mais visibilidade às formas de denúncia. Os casos revelados são só a ponta do iceberg do problema."

A psicóloga e coordenadora do Crami (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD), Ligia Vezzaro Caravieri, lembra que a fragilidade da criança e o histórico de pais são fatores predominantes para a violência sexual. "A maioria dos casos são com crianças de 7 anos, geralmente filhos de pais que foram violentados em suas infâncias."

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos fins de semana e feriados. As ligações são sigilosas.

Região faz programação durante toda a semana

Por causa do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, hoje, as cidades da região vão debater o assunto com programação durante toda a semana.

Hoje, a Fundação Criança, de São Bernardo, promove uma discussão na Câmara local a partir das 8h30. A promotora Vera Lúcia Acayaba de Toledo e o juiz da Vara da Infância e Juventude Luiz Carlos Ditommaso são alguns dos convidados.

Em São Caetano, haverá trabalhos educativos e distribuição de panfletos. Integrantes do Programa Renascer, que atende vítimas de violências sexual e doméstica, vão orientar a população sobre como identificar casos de abuso, quais ações devem ser tomadas e onde denunciar. O trabalho contará com o apoio dos agentes do PSF (Programa Saúde da Família).

A partir de amanhã, em Santo André, ocorre uma série de eventos iniciada pela oitava edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a partir das 8h30, no Teatro Municipal. Do dia 26 até 16 de junho haverá uma série de palestras.

 Na quarta-feira, o Sesc Santo André sediará um encontro regional sobre o combate da exploração sexual. Durante o evento será anunciada a parceria com a entidade internacional WCF (World Childhood Foundation) Brasil. A empresa fará oficinas de formação a 300 profissionais da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;