Memória Titulo Memória
Sons e imagens

O maior acervo do Setor Iconográfico do Arquivo Público do Estado é formado por fotografias

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O maior acervo do Setor Iconográfico do Arquivo Público do Estado é formado por fotografias. São geralmente fotos jornalísticas, que chegam por doações ou acordos entre as instituições. Mas há também álbuns familiares e fotos individuais – a versão não oficial reclamada pelo professor José Sebastião Witter três décadas atrás. Um panorama geral mostra outros tipos de suportes:

- Acetato – discos

- Nitrato – filmes, slides

- Negativos, inclusive de vidro

“O conjunto do acervo é conservado dentro de todas as características originais, conforme chegam, pois cada detalhe do documento conta uma história”, explica Andréia Bernardo Silva, do Núcleo de Acervo Iconográfico, formada em Letras.

Ou seja: se o documento veio na forma de álbum, assim será preservado e colocado à disposição do consulente.

Passo a passo

A identificação, para se saber a que fundo pertence o documento; o tratamento, conservação e preservação; o acondicionamento.

Pelo caminho, verdadeiras preciosidades, como coleções de fotos do extinto jornal Última Hora.

Andréia vai enumerando:

1. Depois que é feita a identificação, o importante é tirar uma cópia digitalizada do documento, uma cópia de segurança.

2. Algumas imagens estão disponibilizadas no site do Arquivo do Estado.

3. Há um catálogo de referência, por assunto. Uma generalização. O Arquivo agora se debruça na elaboração de um catálogo mais detalhado.

4. O acesso ao documento é feito diretamente no acervo, já que nem tudo está digitalizado. O interessado pode fotografar utilizando luvas, máscaras.

(Mais ou menos como ocorre na maioria das instituições arquivísticas do Grande ABC, pensa o repórter enquanto vai gravando as informações).

Há um belo álbum da Escola Normal de São Paulo. As imagens, mesmo digitalizadas, colocadas no site, não substituem o desejo do pesquisador em ter acesso ao original: “A pessoa vem e quer ver.”

“Jamais a cópia digital substitui o original. O pesquisador busca detalhes, a marca, o registro no verso, o tamanho do documento. Toda informação é importante”, ressalta Marcelo Chaves, o executivo público do Centro de Assistência aos Municípios, gentil anfitrião do pessoal do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Outro aspecto técnico: há critérios quando da doação dos documentos. Alguém – que não identificamos na gravação que fizemos – comenta: “Passou da porta, o filho é seu”. Daí as normas e cuidados quando do recebimento das doações.

Registro

O Acervo Iconográfico do Arquivo do Estado trabalha uma coleção do jornal alternativo Movimento, que circulou entre 1979 e 1981 e que antecedeu a campanha das diretas já. Outra preciosidade ao alcance de quem se interessa, no caso, por parte significativa da história política nacional.

NOTA

Segunda-feira retomamos esta jornada pelos bastidores do Arquivo do Estado, reservando o sábado e domingo para as últimas notícias da memória do Grande ABC.

Religiosidade

Contagem regressiva: falta um dia para a 4ª Caminhada Mariana de Ribeirão Pires, de Santa Luzia ao Pilar Velho. Começa às 8h de amanhã. Informe-se: 4827-7352 (Paróquia Santa Luzia).

Imagine-se percorrendo o velho Caminho do Pilar, três séculos depois. E confira as mudanças do tempo, da vida, do pensamento...

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 30 de maio de 1984 – ano 27, nº 5532

Manchete – Brasil e China assinam acordos técnicos e nuclear

Transportes – Ônibus sobe para 200 cruzeiros em Diadema.

Polícia – Menino morre atropelado e moradores se revoltam na Avenida das Nações, cruzamento com Rua América do Sul, no Parque Novo Oratório, Santo André.

Em 30 de maio de...

1934 – Ângelo Roselli nasce em Valle Del Ângelo, província de Salerno, Itália, filho de Antonio Roselli e Maria Coccaro, irmão de Giuseppe e Gilda, mais novos, ainda na Itália.

Gilda, filha do Sr. Ângelo, está escrevendo a história do pai – que hoje completa 80 anos. Algumas informações por ela sistematizadas.

1. Ele ficou órfão de pai muito cedo, com 12 anos.

2. Moço, veio para o Brasil, em 1954, e se estabeleceu na casa da tia Angelina Paladino, que morava no Ipiranguinha, em Santo André. A casa ainda existe.

3. Trabalhou na Pirelli, Cofap, Aços Villares, Volkswagen e Otis, nesta por 22 anos, onde se aposentou em 1993.

4. Conheceu minha mãe em 1955, na estação ferroviária de Santo André. A professora Maria Aparecida, hoje aposentada. Casaram-se dois anos depois. Somos em quatro filhos, sete netos, um bisneto.

5. Meu pai lê o Diário desde os tempos do News Seller. É assinante. Torcedor do Palestra. Acompanha a Fórmula 1. Cozinha muito bem. Foi ele quem ensinou nossa mãe a fazer macarrão – desde a massa até o acompanhamento de bracholas e outras delícias.

Hoje

- Dia do Decorador

- Dia do Geólogo

- Dia do Geógrafo

Santos do dia

- Aurélia

- Batista Varani

- Fernando III

- Joana D’Arc (França 1412-1431). Integrou o Exército francês para libertar o seu país dos ingleses. Obtém vitórias espantosas. Findo os combates, é entregue por seu país à Inglaterra e ali é sacrificada. Foi canonizada em 1920.

- José Marello

Município Paulista

ANIVERSARIAM HOJE:

- São Joaquim da Barra. Elevado a município em 1917, quando se separa de Orlândia. Como povoado, foi fundado em 30-5-1898.

- Palestina é de 1936, quando se separa de Nova Granada, na região de São José do Rio Preto.

- Valparaiso. Criado em 1937, quando se separa de Araçatuba.

Centenário

São Caetano EC, em festa, realiza hoje o Baile do Centenário. Informe-se na secretaria do clube.

Amanhã a gente retoma a cronologia deste clube de 100 anos que não esquece o passado na caminhada que não para.

Falecimentos

Santo André

Ana Izabel de Jesus, 90. Natural de Três Pontas (MG). Dia 24. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Irma Marques Andrian, 88. Natural de Novo Horizonte (SP). Dia 23. Crematório de Vila Alpina.

Jorge Marchiori, 83. Natural de Mogi Guaçu (SP). Dia 23. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

José Liberato, 82. Natural de Raul Soares (MG). Dia 23. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Yvone Lomenaco Ribeiro, 75. Natural de Itajubá (MG). Dia 22. Memorial Jardim Santo André.

São Bernardo

Marília Setin Agostinho, 91. Natural de Tabapuã (SP). Pensionista. Dia 24. Cemitério de Vila Euclides.

Guerino Bonora, 77. Natural de Itápolis (SP). Dia 23. Jardim da Colina.

Marinice Lima da Silva, 71. Natural de Tupã (SP). Dia 24. Cemitério dos Casa.

São Caetano

José Sturk Filho, 65. Natural de Londrina (PR). Dia 24. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Diadema

Maria da Conc. Melão Silva, 82. Natural de Ubá (MG). Dia 20. Cemitério Municipal.

Ismênia Luzia Paulino, 70. Natural de Getulina (SP). Dia 24. Cemitério Municipal.

Alie Jussani Solgon, 70. Natural de José Bonifácio (SP). Dia 23. Cemitério São Pedro, Vila Alpina.

Olívia Silva Santos, 66. Natural de Boa Nova (BA). Dia 20. Cemitério Municipal.
Mauá

Antonio dos Santos Pereira, 57. Natural de Lucélia (SP). Dia 25. Cem. Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Agnaldo Rodrigues dos Santos, 70. Natural de Senhor do Bonfim (BA). Dia 22. Cemitério São José.

SERVIÇOS FUNERÁRIOS: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;