Setecidades Titulo
Horário de Verão começa nesta terça-feira
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
01/11/2004 | 09:58
Compartilhar notícia


A 0h desta terça-feira, feriado de Finados, começa o horário de verão, quando os moradores das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul deverão adiantar os relógios em uma hora. A medida, que não atinge os Estados do Norte e Nordeste, vai até o dia 20 de fevereiro de 2005 e durará 110 dias. A expectativa do Ministério de Minas e Energia é reduzir cerca de 5% do consumo de energia no horário de pico.

Em razão das eleições municipais, excepcionalmente neste ano a medida começará no feriado e não em um fim de semana de outubro – do sábado para domingo. Dessa forma, a versão 2004/2005 terá nove dias a menos do que 2003/2004. O horário de verão foi instituído em todo o Brasil em 1931. Porém, desde 1985 o sistema passou a vigorar todos os anos. Essa será a 31ª vez que os relógios serão adiantados em uma hora.

Biológica – Intenções econômicas à parte, o adiantamento do relógio em uma hora durante quase quatro meses altera, nos primeiros dias, o horário biológico das pessoas, segundo os médicos especialistas. Entre as dificuldades apontadas, estão redução do sono e, conseqüentemente, dificuldades no trabalho e na escola. A adaptação, porém, varia de pessoa para pessoa – tem gente que leva mais de três dias para se acostumar.

Como neste ano o horário de verão inicia no feriado, os especialistas acreditam que a adaptação deva ser favorecida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;