Economia Titulo
Empresa japonesa compra KPN Mobile por US$ 4,5 bi
Por Do Diário do Grande ABC
09/05/2000 | 11:15
Compartilhar notícia


A empresa japonesa de telefonia móvel NTT DoCoMo comprará 15% da subsidiária de telefonia móvel do consórcio holandês KPN, conforme anúncio simultâneo feito pelos dois grupos em Tóquio e Haia. A NTT DoCoMo e a KPN firmaram uma proposta, na qual o grupo japonês declarou-se disposto a pagar 5 bilhoes de euros (US$ 4,5 bilhoes) pela KPN Mobile, divisao móvel da Royal KPN, que há cinco dias rompeu uma negociaçao ampla de fusao com o conglomerado espanhol Telefónica. A conclusao do acordo com a NTT DoCoMo deverá ocorrer dentro de seis ou oito semanas.

Em conjunto com a KPN Mobile, a NTT DoCoMo estaria preparando-se para fazer uma oferta de compra para a operadora britânica de telefonia celular Orange PLC, segundo fontes próximas ao negócio. A Orange deve ser vendida pela alema Mannesmann, cumprindo recomendaçoes para fundir-se com a Vodafone Airtouch PL. A participaçao na KPN Mobile dará à NTT DoCoMo uma ampla plataforma na Europa e na Asia, a partir da qual a empresa poderá desenvolver serviços ligados à futura geraçao de telefonia celular, conhecida como 3G.

No final do ano passado, a NTT DoCoMo adquiriu 19% da maior companhia de telefonia celular de Hong Kong, a Hutchison Telephone, uma unidade da Hutchison Whampoa. Como parte do acordo, a NTT DoCoMo está estudando a possibilidade de enviar diretores para a KPN Mobile, com sede na Holanda e atuaçao também na Bélgica, Hungria e em outros países. A empresa tem cerca de 3 milhoes de usuários. Em 2001, a NTT DoCoMo deve tornar-se a primeira companhia no mundo a lançar os serviços 3G no Japao e, posteriormente, na Europa, começando pelo Reino Unido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;