Cultura & Lazer Titulo
Globo aposta nos humorísticos
Renata Petrocelli
Da TV Press
09/04/2004 | 17:03
Compartilhar notícia


O sucesso de seriados humorísticos como Os Normais e A Grande Família levou a Globo a investir mais no formato. A nova grade de programação da emissora, que estréia domingo, abre espaço para dois dos projetos que foram testados em especiais de fim de ano, em 2003: A Diarista e Sob Nova Direção. Além disso, entram no ar novos episódios de Carga Pesada e o quadro de humor As 50 Leis do Amor, exibido durante o Fantástico, com texto de Fernanda Young e Alexandre Machado, os criadores de Rui e Vani. Já os programas que continuam no ar, como Casseta & Planeta, Urgente! e A Grande Família, passaram por reformulações para entrar em 2004 de cara nova. “A família vai crescer, em todos os sentidos. Bebel e Agostinho saem de casa, Tuco vai ser pai e Lineu e Nenê passam por uma crise. De alguma forma, todo mundo amadurece”, explica Cláudio Paiva, redator de A Grande Família.

Amadurecimento é também a palavra-chave de A Diarista e Sob Nova Direção. “Podem esperar um programa melhor que o especial de fim de ano”, garante Roberto Farias, diretor de Sob Nova Direção, que terá inicialmente 20 episódios. O programa de Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães ganhou mais um personagem fixo, o boa-vida Horácio, interpretado por Otávio Müller. “O programa é, sobretudo, uma história de amizades”, destaca Heloísa.

Em A Diarista não há mudanças em relação ao piloto. Mas, assim que soube que o programa ganharia espaço fixo na grade, a equipe de produção começou a colher depoimentos de diversas empregadas domésticas. “Foi importante para o desenvolvimento de novas situações. Mas não queremos ser porta-vozes deste universo, e sim divertir através dele”, ressalta José Alvarenga Jr., diretor do programa. Intérprete da protagonista, Cláudia Rodrigues credita à identificação com o público o sucesso do piloto, que atingiu os maiores índices de audiência entre os especiais de fim de ano da emissora. “Todo mundo tem ou já teve uma Marinete em casa”, diverte-se a atriz.

Já a dupla de Os Normais, Machado e Fernanda, resolveu investir na curiosidade sobre um universo desconhecido do grande público. O quadro As 50 Leis do Amor mostra os bastidores da convivência entre três atores, interpretados por Diogo Vilela, Débora Bloch e Andréa Beltrão. “A inspiração surgiu de nós mesmos, porque às vezes tínhamos problemas em casa, mas precisávamos escrever coisas divertidas. Este dilema de quem tem de fazer rir não fica claro para as pessoas”, conta Machado. A direção também é de Alvarenga, que garante não ver problemas no acúmulo de funções. “Só há acúmulo de prazer, porque são dois projetos bem diferentes. Enquanto A Diarista é mais popular, o quadro tem mais picardia”, destaca o diretor, responsável ainda por Papo de Anjo, programa com Cláudia Jimenez e Dan Stulbach que também será transformado em um quadro do Fantástico no segundo semestre.

Entre os programas antigos, o Carga Pesada põe o pé na estrada com alguns desfalques. Além do diretor Marcos Paulo, que deixou o posto nas mãos de Roberto Naar, saem Wagner Moura e Patrícia Pillar. Mas Stênio Garcia garante que o entusiasmo da equipe está renovado. “Serão episódios com novas visões de comportamento para antigos personagens”, destaca o ator. As histórias serão escritas por oito autores, entre os quais Ecila Pedroso, Fausto Galvão, Emanuel Jacobina e Bosco Brasil. Inicialmente, vão ao ar cinco episódios. Em junho, o programa cede espaço para o humorístico Sexo Frágil, retornando em outubro, com mais sete episódios inéditos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;