Setecidades Titulo
São Caetano tem desfile único neste sábado
Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
25/02/2006 | 07:40
Compartilhar notícia


A confiança mostrada pelas escolas de samba de São Caetano garante que, independentemente de quaisquer problemas, haverá um desfile animado na noite de sábado, única apresentação na cidade. Das cinco escolas do grupo único que entram na avenida Guido Aliberti a partir das 20h30, quatro concorrem ao título. A escola estreante, Imperatriz da Vila Gerti, terá de provar aos jurados que tem condições de permanecer no Carnaval da cidade para, no ano que vem, entrar na disputa com as outras agremiações. As demais escolas vão com tudo para tentar quebrar a hegemonia da Império da Vila Paula, atual campeã e única bicampeã do Carnaval de São Caetano.

As arquibancadas montadas desde quinta-feira têm capacidade para comportar 3 mil pessoas, mas a expectativa da organização do evento é que o público seja cinco vezes maior. O local dos desfiles teve uma mudança de última hora, que segundo a Prefeitura foi feita para comportar melhor as agremiações e o público. Antes, seria na avenida Presidente Kennedy. As escolas de samba aprovaram a mudança para a avenida Guido Aliberti, que facilitaria a chegada dos carros alegóricos à avenida.

A Imperatriz da Vila Gerti será uma espécie de café-com-leite na competição. Como é uma escola estreante, não concorre ao título (precisa apenas garantir o direito de desfilar no ano que vem, aí sim podendo ser campeã). Os foliões que já estiverem às 20h30 na avenida assistirão ao desfile que tem como tema a natureza. O núcleo da agremiação caçula da cidade é a casa do presidente da escola, Reinaldo Amaral. A família toda de lá tem envolvimento tanto com o Carnaval sancaetanense como com a folia da capital. As fantasias, inclusive, foram feitas na casa da família.

Após a passagem da Imperatriz, a competição do Carnaval começa para valer. A União da Ilha da Prosperidade, escola seguinte à Imperatriz, busca nos desejos e paixões do povo brasileiro a receita de um desfile bem-feito. A presidente Cleusa Martins – cujas ordem são seguidas com uma obediência militar pelos componentes do barracão – diz apenas que eles estão indo brincar o Carnaval, e não competir, mas mostra as fantasias e alegorias com um orgulho de quem sabe que fez um bom trabalho.

Desfile da mudança – Na seqüência, será a vez da Acadêmicos da Vila Gerty. A escola mais antiga em atividade na cidade é a que demonstra a maior sede de título. Três vezes campeã do Carnaval, a escola afirma ter passado maus momentos nos últimos carnavais, mas que esse será o desfile da mudança. O tema-enredo fala sobre o mito da Fênix, a ave de fogo que renascia das próprias cinzas, e seria uma tradução do atual momento vivido pela agremiação.

O desfile da Acadêmicos é todo importado. Sem locais para confeccionar as fantasias e alegorias, os componentes tiveram que ir para Santo André e São Paulo em busca de espaço para a produção.

Importadas também são as fantasias da Tradição da Ponte, quarta escola a desfilar. Todas  foram feitas por um ateliê profissional da capital, e coube à comunidade a montagem dos carros alegóricos. Palhaços, mágicos e trapezistas devem tomar a avenida Guido Aliberti, pois o tema da escola será O Maravilhoso Mundo do Circo.

Astros – A missão de fechar o desfile fica por conta da atual campeã, a Império da Vila Paula. A aposta para o segundo bicampeonato da agremiação fundada em 1997 é nos astros. o tema escolhido este ano foi Astrologia, encanto e Magia. A escola diz que só não sai com o título mais uma vez se houver deslizes na avenida. Todas as fantasias foram preparadas dentro de um clube da Vila Gerte, onde também eram realizados os ensaios. A confiança deles é quase tão declarada como a da Acadêmicos da Vila Gerti. O que deve levar as duas à disputa do primeiro lugar.

Os desfiles de São Caetano terão duração de 40 minutos para cada escola. A apuração será realizada na terça-feira, a partir das 10h, no ginásio Milton Feijão (avenida Walter Thomé. 69, bairro Olímpico).

Desfiles

Avenida Guido Aliberti

Sábado – grupo único

20h30         Imperatriz do Bairro Nova Gerti

21h40 União da Ilha

22h50         Acadêmicos da Vila Gerti

0h         Tradição da Ponte

1h10   Império de Vila Paula




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;