Economia Titulo
Consultoria prevê crescimento superior a 4% para o Brasil
24/11/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


A consultoria EIU (Economist Intelligence Unit) prevê que a economia brasileira continuará apresentando um sólido crescimento nos próximos anos, mas alertou que ele poderá ser prejudicado pela turbulência que afeta os mercados financeiros internacionais.

Em seu relatório mensal, a entidade britânica afirma que a economia brasileira registrará um crescimento médio anual levemente superior a 4% entre 2008 e 2012, um desempenho mais forte do registrado entre 2003 e 2007, que foi levemente acima dos 3%.

“Recentes indicadores domésticos elevaram o potencial de revisão para cima desses números, mas a continuidade dos problemas nos mercados financeiros mundiais também aumentou os riscos para o Brasil, pois o nível de sua dívida pública ainda é alto”, disse a EIU.

“O crescimento brasileiro vai continuar bem inferior às taxas vistas em muitos outros mercados emergentes, especialmente na Ásia.”

A Economist Intelligence Unit observou que o investimento fixo no país – cerca de 17% do PIB em 2006 – continua baixo mesmo em comparação com outros países latino-americanos, embora deva aumentar nos próximos anos por causa da queda das taxas de juros reais.

“O relaxamento monetário, que eventualmente vai reduzir a Selic dos atuais 11,25% para 9,25% no final de 2012, vai estimular os investimentos e o consumo privado”, destacou o estudo da consultoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;