Setecidades Titulo
EMTU quer alterar linhas de ônibus
Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/07/2011 | 07:17
Compartilhar notícia


O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Joaquim Lopes da Silva Júnior, se reuniu na manhã de ontem com o Grupo de Trabalho de Mobilidade do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O principal objetivo foi debater meios para diminuir a sobreposição de trajetos entre as linhas intermunicipais e municipais. A empresa cobrou das prefeituras estudos sobre o transporte em cada município. As análises irão embasar a execução de mudanças no transporte regional.

Apenas em São Bernardo, 80% dos itinerários são sobrepostos, ou seja, fazem caminhos idênticos. A informação foi fornecida pelo secretário municipal de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos. Na cidade, 20% dos passageiros dos ônibus intermunicipais não deixam o município, portanto, não utilizam as linhas conforme a finalidade proposta.

Segundo o presidente, além de São Bernardo, somente São Caetano e Ribeirão Pires já têm estudos prontos sobre trajetos, demanda, horários e frota do transporte municipal. A expectativa de Silva Júnior é de que as demais prefeituras entreguem os relatórios em até duas semanas. Outra reunião deverá ser marcada daqui a um mês, aproximadamente.

"Precisamos recuperar o conceito de transporte metropolitano, que é garantir o deslocamento entre cidades. O ônibus intermunicipal não precisa entrar nas periferias. Isso quem tem que fazer é o municipal", explica o presidente da EMTU. Na avaliação dele, as modificações irão diminuir o custo operacional das empresas, já que os itinerários deverão ter as distâncias encurtadas.

Outro objetivo é traçar com precisão a demanda de passageiros por horário, para evitar as chamadas ‘viagens ociosas', quando os ônibus trafegam sem passageiros.

Apesar de resultar em economia para os operadores, o presidente descarta a redução no valor das tarifas cobradas. "O que pode acontecer é que, quando houver reajuste, o aumento não seja tão alto como seria se não houvesse as modificações", afirma Silva Júnior.

A EMTU ainda não tem estimativa de quando os remanejamentos deverão sair do papel.

 

Edital para licitação da área 5 deve ser publicado neste ano 

A EMTU espera publicar ainda neste ano o edital para concessão das linhas intermunicipais da área 5, que compreende as sete cidades da região. Desde 2006, quatro editais foram publicados, mas nenhuma empresa participou da disputa.

Atualmente, as viações de ônibus da região operam em regime de permissão, ao contrário do que ocorre nos demais lotes da Região Metropolitana de São Paulo, onde as viações têm concessão para operar as linhas.

O presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, pretende fazer alterações no edital para que os empresários tenham interesse no certame. Uma das mudanças possíveis é a divisão da área 5 em zonas menores, com a possibilidade de que mais de uma empresa atue na região. O contrato terá validade até 2016, quando vencem os demais contratos da Região Metropolitana de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;