Economia Titulo 2013
Vendas de veículos novos seguem tendência de fechar o ano em alta

De janeiro a setembro setor ficou estável, mas fim do IPI reduzido deve alavancar resultados

Leone Farias
do Diário
03/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


 As vendas de veículos zero-quilômetro no País ficaram praticamente estáveis no acumulado do ano até setembro, mas apontam tendência de fechar 2013 com leve crescimento em relação ao volume comercializado em 2012, segundo representantes do setor. Nos primeiros nove meses do ano foram licenciados 2,78 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, 0,31% menos do que no período anterior, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Apesar do recuo, a perspectiva é positiva. Isso porque, neste ano, até agosto, o total emplacado (2,1 milhões de unidades) era 6% menor do que o observado nos oito meses iniciais de 2012. Segundo o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, os dados apontam que as projeções da entidade – de que o setor terá crescimento de 1,5% em relação ao ano anterior – serão atendidas. “Em setembro, se reduziu o (índice) negativo”, assinala o consultor automotivo Julian Semple.

A aceleração no ritmo de vendas se deveu ao desempenho em setembro, quando o setor vendeu 309 mil unidades (das quatro categorias de veículos), 7% mais que no mesmo mês de 2012. Isso se explica, entre outros fatores, pelo fato de os consumidores terem corrido às lojas em agosto de 2012, mês que seria o último com isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros 1.0 – incentivo dado pelo governo que acabou prorrogado até dezembro do ano passado. A partir deste ano, o tributo subiu para 2% para os automóveis populares, alíquota que vai se manter até dezembro. Depois retorna ao patamar original, de 7%.

RECUO - Na comparação com agosto, no mês passado houve retração de quase 6% no volume de carros novos licenciados. No entanto, o recuo não preocupa o setor, já que a média diária de vendas (ou seja, o total comercializado dividido pelo número de dias úteis) ficou no mesmo patamar da média dos últimos nove meses do ano. As quatro categorias de veículos somaram 14.756 unidades vendidas por dia em setembro, número bem próximo do verificado no acumulado do ano (14.789 diariamente).

A expectativa agora é de aceleração no ritmo no fim do ano. “Estamos antevendo que novembro e dezembro terão vendas mais fortes”, prevê Meneghetti. Um dos fatores que devem ajudar será o retorno do IPI aos níveis normais a partir de janeiro. Além disso, o dirigente vê melhora em alguns indicadores, como a inadimplência na compra de veículos, que passou de 6,3% em janeiro para atuais 5,5%. Semple avalia ainda que o nível de emprego segue elevado, e o índice de confiança do consumidor tem mostrado melhora nos dois últimos meses.

Compra de caminhões com juros menores só até o dia 10

Empresas que querem renovar ou ampliar a frota de caminhões beneficiando-se da linha PSI-Finame, do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) precisam correr. Isso porque dia 10 é o prazo máximo para quem quer dar entrada, por meio de agentes financeiros (os outros bancos), em proposta para utilizar as condições especiais desse programa, estima o presidente executivo da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

Essa linha, que oferece 4% de juros ao ano para compra de veículos pesados, só vigora até 31 de dezembro. E, por ter taxa tão atrativa, tem havido grande procura pelo crédito. “O BNDES tem recebido 2.500 propostas por dia”. Neste ano, até setembro, foram vendidos 141 mil caminhões e ônibus, 16% mais que no mesmo período de 2012. O percentual que deve seguir elevado também por causa da Fenatran Salão Internacional de Transporte, que vai do dia 28 a 1º de novembro no Anhembi, em São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;