Sua Saúde Titulo
Próstata

Pelos problemas que a próstata pode causar, todo homem com mais de 45 anos deve saber mais sobre o assunto

Por Leo Kahn
01/05/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Pelos problemas que a próstata pode causar, todo homem com mais de 45 anos deve saber mais sobre o assunto. A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 2% dos homens brasileiros que passaram dessa idade, o que representa cerca de 400 mil pessoas, necessitam de diagnóstico de câncer de próstata.

 

A próstata é uma glândula masculina que tem a forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga. Ela envolve as partes iniciais da uretra, que é o canal que sai da bexiga e se prolonga pelo pênis, por onde é eliminada a urina. A função da próstata é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozóides, os quais têm origem nos testículos.

 

Aumento da próstata é a doença mais comum do homem, quando essa glândula começa a aumentar de tamanho, geralmente, entre homens com mais de 45 anos, sendo 40% a partir de 50 anos e em 90% com mais de 80 anos. Este aumento não é câncer, mas geralmente estreita a uretra e pode causar sintomas de obstrução ao fluxo da urina.

 

Os principais sintomas do aumento da próstata são:

Obstrutivos:

– Sensação de não esvaziar completamente a bexiga após terminar de urinar;

– Necessidade freqüente de urinar novamente menos de duas horas após ter urinado;

– Jato urinário que para e recomeça;

– Necessidade de fazer força para começar a urinar;

– Necessidade de levantar à noite para urinar.

 

Irritativos:

          Dor no baixo ventre;

            Sangramento junto com a urina;

            Infecção urinaria.

 

Se você apresenta um ou mais dos sintomas descritos acima, consulte um médico. Existem hoje várias alternativas de tratamento. Converse com seu médico a respeito do tratamento mais adequado para o seu caso.

 

Prostatite - É uma infecção provocada por bactérias, fungos e vírus, pode ocorrer em qualquer idade. Apesar de ser uma forma de infecção, a prostatite não é contagiosa. Os sintomas mais freqüentes são febre, dor, ardência e dificuldade para urinar e secreção na uretra.

 

Câncer de Próstata - É um problema muito sério. Trata-se de um aumento maligno da próstata que pode colocar em risco a vida. É o câncer mais freqüente no homem e a segunda causa de morte, por câncer, no sexo masculino. O câncer da próstata é mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais. Em fases mais avançadas, os sintomas podem ser os seguintes:

– Sintomas de obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata;

– Sangue na urina;

– Dores nos ossos.

 

Se você tem mais de 45 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.

 

Dicas:

– Se você apresenta alguns dos sintomas aqui mencionados, é interessante que faça dietas com muita fruta e verduras e pouca gordura, e em homens com IMC (Índice de Massa Corpórea) abaixo de 25, diminui o risco de ocorrer o câncer de próstata;

– Possui familiar com histórico de câncer de próstata;

– Pai com câncer de próstata possui o dobro de chances de apresentar câncer prostático;

– Somente o médico pode fazer o correto diagnóstico do seu problema e orientar o tratamento.

– O diagnóstico é realizado por meio de exames simples, e existem hoje várias alternativas eficazes e seguras de tratamento.

– Se você tem mais de 45 anos e não sente nada, também deve procurar um médico para fazer exames preventivos, toque retal.

– O câncer da próstata nas fases iniciais geralmente não causa sintomas.

– A identificação do câncer da próstata nas fases iniciais aumenta muito as chances de cura;

– Não deixe de fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano;

– O urologista é o médico especialista indicado para tratar os problemas da próstata.

 

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br. Sua resposta será publicada neste espaço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;