Cultura & Lazer Titulo
Filme argentino ganha Festival de Havana
Por Do Diário do Grande ABC
11/12/1999 | 15:08
Compartilhar notícia


O filme argentino Garaje Olimpo, de Marcos Bechis, ganhou o 21 Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, que termina este sábado em Havana.

O filme conta em 98 minutos a história de María, uma jovem seqüestrada durante a ditadura militar argentina (1976-1983), detida em Garaje Olimpo, um dos inúmeros centros clandestinos de prisao e tortura.

O segundo prêmio Coral foi para Un dulce olor a muerte do mexicano Gabriel Retes, e o terceiro prêmio para Yepeto do argentino Eduardo Calcagno.

O prêmio especial do júri foi para Mundo Grúa, também da Argentina, dirigido por Pablo Trapero.

Como melhor estréia foi selecionado Ave María do mexicano Eduardo Rossoff, e o melhor curta de ficçao foi escolhido Habano de Brasil-Cuba, realizado por Daniel Rocha.

O prêmio de melhor filme sobre América Latina de nao-latino-americano foi para O menino que queria ser ouro, da Dinamarca, dirigido por Anja Dalhoff.

Melhor direçao: o mexicano Eduardo Rossof por Ave María

Melhor roteiro: Roberto Cossa por Yepeto.

Melhor fotografia: para o peruano César Pérez (La carnada)

Melhor montagem: Sebastián Cordero e Mateo Herrera pelo filme equatoriano Rata, ratones y rateros.

Melhor direçao artística: Maya Mora e Enrique Mora, de El Desquite, do Chile

Melhor trilha sonora: Carlos Fernández e Carlos Faruolo, de Un paraíso bajo las estrellas (Cuba).

Melhor música: José María Vitier por Un paraíso bajo las estrellas.

Melhores desempenhos: Pablo Echarri (masculino, Solo gente, Argentina) e Denise Fraga (feminino, Por trás do Pano, Brasil).

Revelaçao de atriz: Laura Ramos pelos filmes Operación Fangio (Argentina-Cuba-Espanha) e Las profesías de Amanda.(Cuba-Espanha-Venezuela).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;