Cultura & Lazer Titulo
Artista quer obra com pessoa agonizante
Da AFP
22/04/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Gregor Schneider, um dos artistas plásticos alemães mais em voga no momento, causou polêmica ontem em seu país ao querer expor um moribundo em um museu, quebrando assim um dos últimos tabus sociais.

“A morte e o caminho para a morte são infelizmente, hoje em dia, um sofrimento”, afirma o artista de 39 anos em uma entrevista ao jornal Die Welt em sua edição on-line.

Schneider, que pulou para a fama em 2001 quando obteve o Leão de Ouro da Bienal de Arte de Veneza, defende sua idéia de expor uma pessoa a ponto de morrer de forma natural ou então uma pessoa que acabe de falecer.

O artista explicou que está em busca de uma pessoa que dê seu consentimento para ser expostas nestas condições.

Sua intenção é expor o moribundo no museu Haus Lange de Krefeld (oeste). “A morte é, efetivamente, um tabu em nossa sociedade”, enfatizou Hans-Heinrich Grosse-Brockhoff, secretário de Estado da Cultura da região da Renânia do Norte-Westfália, onde se encontra o museu. “Mas isso é motivo para se expor uma morte de verdade?”, Questionou a autoridade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;