Política Titulo
CPI prende ex-seguranças de PC Farias
Do Diário do Grande ABC
11/12/1999 | 14:42
Compartilhar notícia


Os quatro ex-seguranças do empresário Paulo César Farias foram presos em flagrante, na madrugada de sábado (11), por ordem do deputado federal Robson Tuma (PFL-SP), que presidiu, por dois dias, os trabalhos da CPI do Narcotráfico em Maceió. Os PMs Reinaldo Correia Lima Filho, Adeíldo Costa dos Santos, José Geraldo da Silva e Josemar Faustino dos Santos - que sao acusados pela morte de PC e sua namorada, Suzana Marcolino - foram convocados para depor na CPI, mas se recusaram a responder às perguntas dos integrantes da comissao e acabaram presos. Os quatro saíram algemados e estao presos na Polícia Federal.

O deputado Robson Tuma disse que usou o Parágrafo 2.º, Art. 4.º da Lei 1.579, de 1952, que regulamenta as CPIs, para ordenar a prisao dos ex-seguranças. O advogado da família Farias José Fragoso Cavalcante, disse que os integrantes da CPI "rasgaram a Constituiçao Federal" ao ordenarem a prisao de seus clientes, "que tinham o direito de permanecerem calados, porque já estao indiciados". O deputado Tuma disse que um dos seguranças, o cabo Reinaldo, seria ouvido também sobre denúncia por roubo de carga. "Quem se envolve com roubo de carga, se envolve com o narcotráfico", afirmou Tuma.

Ainda de madrugada, a CPI ouviu o jornalista Roberto Baía, que trabalha para o jornal Tribuna de Alagoas, de propriedade da família Farias. Ele é acusado de tentar subornar o delegado Antônio Carlos Lessa, para livrar o deputado Augusto Farias de ser indiciado na morte do irmao, PC Farias. O jornalista negou a tentativa de suborno e disse que em nenhum momento o deputado lhe pediu para conversar com o delegado. O depoimento dele nao convenceu a CPI. Para o deputado Padre Roque (PT), "o jornalista foi usado para tentar livrar a cara do chefe".

Em audiência reservada, o advogado Eduardo Amaral, filho do ex-secretário e Segurança Pública de Alagoas, coronel José de Azevedo Amaral, negou ter dito ao ex-governador Geraldo Bulhoes que o legista Fortunato Badan Palhares tenha recebido R$ 400 mil para forjar o laudo sobre as mortes de PC Farias e Suzana. "Quero que ele prove que eu disse isso", afirmou Amaral, referindo-se a Bulhoes. Amaral também teve de dar explicaçoes sobre a transferência irregular de um preso da Delegacia Regional de Arapiraca para Maceió, sem ordem judicial. O preso era Severino José da Silva, condenado por roubo de cargas.

Os integrantes da CPI concluíram os trabalhos por volta das 2 horas da madrugada deste sábado e ficaram de voltar a Maceió em fevereiro. Para Tuma, o trabalho foi bastante proveitoso, porque a CPI conseguiu muitos documentos sobre o envolvimento de políticos e empresários com o crime organizado em Alagoas. Sobre o caso PC, ele disse que a versao de crime passional nao deve ser verdadeira. "Há muitas contradiçoes nos depoimentos dos empregados que estavam na casa no dia do crime."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;