Setecidades Titulo Saúde
UBS Santa Lídia é entregue

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
13/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação:


Mais uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de Mauá foi entregue após ampliação e reforma. Ontem, pela manhã, o prefeito Donisete Braga (PT) reinaugurou o posto do bairro Santa Lídia. A unidade foi construída na década de 1980 e nunca tinha passado por reparos. Desta vez, foram investidos R$ 293,8 mil, com recursos do governo federal e do orçamento municipal. O atendimento será normalizado a partir de segunda-feira.


“Quanto mais se investe na Saúde, mais a demanda aumenta. Por isso que, além da ampliação e reforma do local, investimos na capacitação dos funcionários que aqui trabalham. Além disso, recuperar uma UBS que já tinha uma estrutura sai mais barato que construir uma nova”, comenta Donisete.


Durante a reforma, foram atendidas cerca de 140 pessoas por dia. Agora, esse número deve subir para 250. O local conta com dois profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal, além de um clínico geral e uma pediatra, Também há equipe multidisciplinar composta por dentista, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e educadores físicos. “Damos um atendimento personalizado às gestantes e aos idosos. Temos, por exemplo, a orientação nutricional diferenciada para esse grupo”, explica a gerente da UBS, Elaine Polisel. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados.


É necessário agendamento, mas também há atendimento de urgência. Com a reforma, novos equipamentos foram instalados e será possível deixar os adoentados em observação, quando necessário. “Temos oxigênio e aparelhos para aqueles que apresentarem algum problema cardíaco. Esse primeiro atendimento faz toda a diferença”, reforça o secretário de Saúde do município, Luís Fernando Tofani.


Neste ano, cinco UBSs foram reformadas e entregues. Para 2016, a previsão é de que, no mínimo, mais cinco sejam concluídas. A cidade possui 23 unidades.


As áreas de farmácia, recepção, banheiros (agora com acessibilidade), salas de procedimento (como curativos) e de vacina, assim como toda a estrutura, foram revitalizadas.


Na unidade há espaços para as crianças brincarem enquanto não forem atendidas e uma área da comunidade também foi construída. Nela, palestras serão ministradas, assim como orientações para idosos e gestantes. “Essa sala, inclusive, poderá ser utilizada para debater outros temas de necessidade da comunidade”, adianta o prefeito.


A moradora do bairro Zoraide Chinarelli de Oliveira, 75 anos, passa na UBS com seu marido há mais de três décadas. “Mesmo antes da reforma, sempre fomos bem atendidos, mas agora, com certeza, os novos recursos e equipamentos farão as coisas melhorarem ainda mais.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;