Nacional Titulo
Papa se despede hoje do Brasil
Leda Rosa
Do Diário do Grande ABC
13/05/2007 | 07:18
Compartilhar notícia


Se depender da disposição dos fiéis que desde sábado ocupam a praça em frente à Basílica de Aparecida, a missa deve ser a despedida mais emocionante para o papa Bento XVI. A celebração, marcada para 10h de hoje, é o último contato direto do Sumo Pontífice com seu maior rebanho no mundo, para o qual destinou cinco dias de sua agenda. As expectativas apontam um público entre 300 mil a 500 mil pessoas na cerimônia.

A Santa Missa também marca a inauguração da 5ª Conferência Geral do Celam (Conselho do Episcopado Latino-americano e do Caribe), evento que define as diretrizes que serão implantadas na Igreja das regiões nos próximos anos.

"Não me importo em ficar tanto tempo esperando, porque o papa nos traz a palavra do Cristo, que é nossa fonte maior de inspiração”, diz a irmã Laura Maria, 25 anos, do Instituto Toca de Assis, instituição da cidade de Cachoeira Paulista que é ligada à Ordem dos Franciscanos. “Vamos ganhar novas forças com a missa”, diz ela, que está no local destinado ao público da missa desde às 6h de sábado.

Ao lado, um grupo de jovens estrangeiros também acampava. “Vai ser um adeus emocionante, acho que vou chorar”, confessa Oribes Calaño, estudante chileno de 18 anos, que viajou com um grupo de religiosos de uma paróquia de Santiago. “Vou sair daqui entendendo melhor o que é ser católico.”

Sem tantas certezas, a argentina Rosário Pena, comerciante de 45 anos, passava filtro solar no rosto. “A castidade no casamento me deixou em dúvida. Como isto se dá? Acho que ele devia ter esclarecido melhor. Mas, acho que é muito bom ele definir a moral dos católicos, estamos meio sem rumo há alguns anos. É um grande líder espiritual”, elogiou ela, que já demarcou seu lugar junto à grade, bem perto do palco da missa.

Depois da celebração, o último compromisso de Sua Santidade será a sessão inaugural da 5ª Conferência do Celam, às 16h, na qual discursará. A solenidade é privada e terá transmissão pela TV. Às 18h50, Bento XVI deixa Aparecida, de helicóptero, rumo ao Aeroporto Internacional de São Paulo, onde embarca às 20h15 para o Vaticano, em Roma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;