Cultura & Lazer Titulo Cinema
Trilogia de Kieslowski tem sessões em Santo André
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
05/10/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


Inspirada nas cores da bandeira francesa, a filmografia que consagrou o diretor polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996) ganha a telona do Sesc Santo André. A Trilogia das Cores tem sessões gratuitas a partir de hoje, acompanhadas de bate-papos com a professora Sônia Gigeck, da Aliança Francesa.

Baseado nos lemas da revolução que durou dez anos, entre 1789 e 1799, o cineasta questiona a liberdade, a igualdade e a fraternidade nos dias atuais, por meio de diferentes personagens.

O longa A Liberdade é Azul (1993) abre a programação. Ambientado na França dos anos 1990, às vésperas da Unificação Europeia, o filme narra a história de Julie (Juliette Binoche), mulher que perde o marido, famoso compositor, e a filha em acidente. Traumatizada, ela tenta se libertar de tudo que a lembre do passado.

A película A Igualdade é Branca (1994), que será exibida no dia 14, tem casamento mal-sucedido como mote. Na trama, o polonês Karol (Zbigniew Zamachowski) se une à francesa Dominique (Julie Delpy). Quando ela decide pedir divórcio, ele passa a viver como mendigo em Paris.

Depois de contratempos, ele retorna a Varsóvia, onde consegue enriquecer. Ainda apaixonado, trama vingança inusitada contra a ex-mulher.

Já no longa A Fraternidade é Vermelha (1994) - com sessão no dia 21 -, a modelo Valentine (Irène Jacob) atropela cachorro em Genebra e, preocupada, sai em busca do dono. Logo, conhece o homem que mudará a sua vida: juiz aposentado (Jean-Louis Trintignant) que passa horas espionando as conversas telefônicas dos vizinhos. Este é o começo de história que envolve compaixão e perda de diálogo.

Trilogia das Cores Cinema. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302, Santo André. Tel.: 4469-1200. Hoje e nos dias 14 e 21, às 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;