Esportes Titulo Ramalhão
Apesar do revés, Santo André 'se dá bem' na 26ª rodada do Brasileirão

Derrotas adversárias mantêm zona de rebaixamento inalterada após 26ª rodada do Campeonato Brasileiro

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
29/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Se o Santo André pode tirar algum ponto positivo da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro é o fato de três dos concorrentes diretos na briga para fugir da zona de rebaixamento terem sido derrotados, casos de Atlético-PR, Botafogo e Náutico. Assim, mesmo com o revés para o Sport (outro na zona de perigo), por 2 a 1, anteontem, em Recife, o Ramalhão se manteve na 17ª colocação, com 25 pontos, apenas um atrás do Náutico, 16º na classificação.

"Foi o único ponto positivo, pelo menos psicologicamente, porque sabemos que dependemos apenas de nós", afirmou o meia Rodrigo Fabri, autor do gol na Ilha do Retiro. "Acabamos vacilando atrás e foi determinante para o resultado, mas foi importante o fato de os nossos adversários diretos também não irem bem", completou o goleiro Neneca.

O técnico Sérgio Soares destacou o equilíbrio da parte de baixo da tabela. "O G do mau (zona de rebaixamento) não teve mudança nas posições, mas deu uma achatada com as vitórias do Sport e do Fluminense. Essas equipes se aproximaram, mas sabemos que um resultado positivo contra o Vitória em casa (sábado, às 18h30, no Bruno Daniel), na próxima rodada, nos coloca em situação melhor", analisou o treinador. "E também já saberemos o resultado de Náutico x São Paulo", destacou Soares, referindo-se ao confronto de amanhã, no Estádio dos Aflitos, pela 27ª rodada.

De certa forma, os andreenses ficarão na torcida por um triunfo do Tricolor no Recife. No entanto, o Santo André não pode esquecer que tem de fazer sua parte. O time estaria fora da zona da degola caso tivesse ao menos segurado o empate. "Temos de esquecer os outros e pensar em nós, porque a única forma de sair desta situação é conquistando uma vitória em casa", disse Pablo Escobar.

TIME - Os atletas não-relacionados para Recife e os que ficaram no banco ou entraram na segunda etapa voltam aos treinos hoje pela manhã, no Bruno Daniel. Os demais jogadores se reapresentam à tarde, em Mauá.

Chance de cair à Série B sobe a 67%, segundo matemático

Independentemente de a opinião do técnico Sérgio Soares e dos jogadores sobre os resultados da última rodada terem sido positivos para o Santo André, a matemática prova o contrário. As chances de rebaixamento do Ramalhão subiram 7% da 25ª para a 26ª rodada, e de acordo com o professor da Escola de Engenharia da URFS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Tristão Garcia, somam 67%.

O Náutico, primeiro time fora da zona da degola, tem 57% de chance. Botafogo-RJ (73%), Sport (83%) e Fluminense (93%) vivem situação ainda pior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;