Política Titulo Diadema
Sem abrir cargos, Lauro inicia aproximação com vereadores
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
18/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Longe de ter maioria na Câmara, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), inicia nesta semana estratégia e amenizar a oposição no Legislativo para emplacar projetos de lei considerados vitais pela equipe de governo. Está marcada para hoje reunião entre Lauro, articuladores do Paço e os 21 vereadores para debater a proposta de refinanciamento da dívida do Ipred (Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema).

A matéria envolve a rediscussão do passivo de quase R$ 15 milhões da Prefeitura com a autarquia previdenciária do município. O débito fez com que o governo federal bloqueasse dois documentos exigidos para transferência de recursos externos às cidades: a CND (Certidão Negativa de Débito) e o CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária).

O texto ainda não foi protocolado na Casa justamente porque o Executivo teme que a bancada contrária à gestão Lauro obstrua os trâmites burocráticos no Parlamento. O bloco oposicionista é formado por 12 vereadores, quantidade mais do que suficiente para brecar a votação do projeto.

A intenção dos articuladores do governo Lauro é evitar alimentar argumentos contrários dos oposicionistas. As reuniões serviriam para esclarecer dúvidas e acolher o maior número de emendas possível em projetos considerados polêmicos pela Casa.

"Será um diálogo transparente e para que o vereador tenha mais segurança na hora de votar", afirmou Laércio Soares (PCdoB), ex-vereador, assessor especial do Paço e articulador do Executivo com a Câmara. O comunista garantiu a presença de Lauro no encontro.

As reuniões periódicas tentam servir como paliativo para que o governo Lauro conquiste a maioria na Casa. O prefeito já externou que não deseja abrir espaços no primeiro escalão do Executivo para acolher vereadores que apoiaram o ex-prefeito Mário Reali (PT) em outubro. nove parlamentares se encaixam nesse perfil e seis estão na oposição: quatro do PR, um do PRB e um do PDT.

Representantes do bloco oposicionista reclamaram publicamente que Lauro evitou as negociações para formação de sua ala na Casa. Desde sua vitória no pleito, o verde organizou apenas uma reunião com os vereadores, em novembro, numa churrascaria da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;