Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 20 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Modelo da China traz riscos, diz ex-assessor do PBoC



08/02/2013 | 02:14


A China ainda está confiando em investimentos dirigidos pelo Estado para sustentar seu crescimento, uma estratégia que traz riscos de longo prazo, escreveu o ex-assessor do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), Yu Yongding, em um artigo para o China Securities News nesta sexta-feira.

Depois que a política monetária foi restringida para controlar a inflação, a economia chinesa começou a desacelerar no primeiro trimestre de 2011, mas a extensão da desaceleração superou as expectativas em maio de 2012, levando Pequim a cortar as taxas de juros e aprovar a aceleração de projetos de investimento, disse Yu, que fazia parte do comitê de política monetária do PBoC.

"Quando o governo usa seu espaço para promulgar políticas monetárias expansionistas ou fiscais, é apenas uma questão de tempo até que a economia se recupere", disse Yu. "Não há dúvida de que em 2013 a China ainda seguirá este antigo modelo de crescimento".

Mas esta estratégia tradicional traz riscos no longo prazo, uma vez que compromete o objetivo final de mudar o modelo de crescimento e se afastar da dependência do investimento, disse ele.

Os formuladores de políticas devem também ficar de olho nos riscos financeiros que poderiam criar um choque para o sistema, incluindo uma bolha no mercado imobiliário, afirmou Yu no artigo.

A proporção de M2 - medida mais ampla da oferta de moeda da China - sobre o Produto Interno Bruto já é de mais de 180%, o mais alto do mundo, disse ele, acrescentando que a alavancagem no setor empresarial supera 120% do PIB. As informações são da Dow Jones.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;