Setecidades Titulo Transportes
S.Bernardo vai reativar terminal do Riacho Grande
Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
13/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Abandonado há quase um ano e meio, o terminal de ônibus do Riacho Grande, em São Bernardo, deve ser reativado ainda em 2012. O equipamento, por onde passavam cerca de dez linhas, entre municipais e intermunicipais, foi destruído no início do ano passado após acidente com um caminhão. Desde então, a área entre as ruas Rio Acima e Antônio Caputo foi transformada em estacionamento. Sem a estação, moradores têm de esperar os coletivos em pontos improvisados.

Segundo o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, a reconstrução do terminal virá acompanhada de reestruturação do transporte no Riacho Grande. A ideia é fazer com que funcionem na região trajetos no sistema tronco-alimentado. "As linhas que atendem os bairros próximos farão a ligação com o terminal. Lá, o usuário fará integração para chegar ao Centro."

As duas linhas com maior demanda - as que vão para a Balsa e o Jardim Tupã - deverão passar pelo terminal e seguir viagem em direção à região central da cidade sem que os usuários tenham de fazer conexão. Entre as possibilidades estudadas está a criação de linha que ligue apenas o Riacho ao Centro, além de itinerários expressos, sem paradas.

Inicialmente, a ideia é fazer com que a baldeação seja feita com o Cartão Legal, que permite ao usuário trocar de linhas em até 90 minutos. "Caso a gente constate que grande parte dos passageiros não tem o cartão, vamos colocar catracas na entrada do terminal e fazer com que, lá dentro, a conexão possa ser feita sem bilhete", explica o secretário.

Ainda neste mês, a Prefeitura irá levar a proposta aos moradores do bairro para discutir eventuais ajustes em relação às mudanças nas linhas. Silveira Campos estima que o terminal esteja em funcionamento até outubro. Neste ano, ganhará apenas cobertura, bancos e piso. A estação definitiva para o Riacho Grande será contratada no ano que vem.

NOVAS ESTAÇÕES

Até o fim do ano, a Prefeitura deve assinar financiamento com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor de US$ 250 milhões - cerca de R$ 500 milhões - para construção de 11 corredores de ônibus e quatro terminais nos bairros Alves Dias, Batistini, Vila São Pedro e Rudge Ramos. A previsão de conclusão é em 2016. Os locais que receberão vias exclusivas para o transporte coletivo são Alvarenga, João Firmino, Senador Vergueiro, Faria Lima, Jurubatuba, Montanhão, Ferrazópolis, Rotary, Capitão Casa, Castelo Branco e Galvão Bueno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;