Economia Titulo
Governo define ‘plano B’ do racionamento nesta quarta
Do Diário OnLine
15/08/2001 | 10:58
Compartilhar notícia


A Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (CGE) deve definir nesta quarta-feira o ‘plano B’ do racionamento de energia, que prevê ‘apagões’ e feriados. A CGE receberá o grupo técnico responsável pelo Plano Emergencial de Redução do Consumo por Corte, que recebeu mais de 60 contribuições em consulta pública. A utilização do ‘plano B’ no Sudeste e Centro-Oeste foi descartada pelo governo até meados de setembro.

Os técnicos que elaboraram o plano avaliaram que os feriados às sextas-feiras podem não ser mais a primeira medida a ser adotada dentro do plano. Antes da criação de feriados, o governo poderá negociar reduções extras para grandes consumidores.

O ‘ministério do apagão’ havia divulgado que no caso de o atual plano de racionamento falhar, a primeira medida seria a adoção de feriados às sextas, seguida da utilização do reservatório de Ilha Solteira (SP). A terceira alternativa seria o aumento da meta de economia para grandes consumidores, corte de energia nos feridos e, em última hipótese, os apagões diários. Os técnicos, porém, afirmam que a ordem das medidas previstas no programa pode ser modificada.

A reunião da Câmara está marcada para esta quarta-feira, às 16 horas, em Brasília. O Nordeste é o local com maiores chances de ter o ‘plano B’ aplicado, já que a situação dos reservatórios na região é mais crítica que no restante do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;