Esportes Titulo
Blatter já enfrenta rebelião dos vices
Por Das Agências
11/05/2002 | 00:40
Compartilhar notícia


Cinco vice-presidentes da Fifa (Federação Internacional de Futebol) entraram com ação judicial contra o presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter, em Zurique, Suíça, sede da entidade. Em comunicado, os dirigentes acusam Blatter de ter cometido “numerosas irregularidades” de tipo financeiro. O movimento é inédito na história da Fifa, a pouco menos de três semanas das eleições para a presidência, que serão disputadas pelo próprio Blatter e pelo camaronês Issa Hayatou presidente da Confederação Africana de Futebol, e também da abertura da Copa do Mundo Coréia/Japão, dia 31 de maio, com o jogo França x Senegal.

A ação foi apresentada por iniciativa, entre outros, do presidente da Uefa (União Européia de Futebol), o sueco Lennart Johansson, de Hayatou. Antonio Matarrese (Itália) e Mong-joon Chung (Coréia).

Os cinco vice-presidentes, assim como outros seis membros do Comitê Executivo da Fifa, apresentaram a queixa depois de conhecer “o informe do secretário geral – Michel Zen Ruffinen –, apresentado durante a reunião do Comitê no dia 3”, afirma o comunicado.

“Este informe demonstrou numerosas irregularidades na Fifa e várias decisões que foram tomadas pelo presidente, violando os estatutos, algumas das quais poderiam constituir delito, segundo o direito penal suíço”, segundo os queixosos.

Falência – O suíço foi eleito por um mandato de quatro anos às vésperas da Copa do Mundo da França, em 1998, como sucessor do brasileiro João Havelange, que dirigiu a entidade durante 24 anos e do qual Blatter foi o seu secretário-geral. Sua gestão, no entanto, foi prejudicada pelos problemas que envolveram a hoje falida empresa de marketing ISL, da Suíça, e a alemã Kirch, responsável pelos direitos de transmissão dos dois próximos Mundiais, o da Coréia/Japão e o da Alemanha, em 2006.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;