Brickmann Titulo
‘É a economia, estúpido’

A frase acima é de James Carville, que fez o marketing da campanha vitoriosa de Bill Clinton à presidência americana

Por Carlos Brickmann
02/07/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


A frase acima é de James Carville, que fez o marketing da campanha vitoriosa de Bill Clinton à presidência americana. O presidente George Bush (pai de George W. Bush) era popular, impedira que o Iraque anexasse o Kuwait, tinha prestígio. Por isso Clinton centrou a campanha na economia (um dos slogans era: "Saddam Hussein manteve o emprego. E você?". Carville foi implacável no ajuste da linha da campanha. E sua frase, "é a economia, estúpido", ficou famosa.

Discute-se se o presidente Lula conseguirá transferir seu imenso patrimônio eleitoral a Dilma Rousseff, a Tarso Genro, a Patrus Ananias ou a outro campeão de votos. Bobagem: se a inflação voltar, não haverá patrimônio eleitoral a ser mantido. O futuro de Lula será definido pelo êxito no combate à inflação. Combater a inflação é difícil, em termos de popularidade: há cortes de gastos, há medidas amargas, o resultado demora, o crescimento econômico cai.

Não combater a inflação é uma tragédia, em termos de popularidade: o presidente Figueiredo deixou o Palácio pela porta dos fundos, o presidente Sarney não tinha candidato que aceitasse seu apoio. A melhor alternativa é o combate.

Essa inflação vem, em grande parte, de fora, o que torna mais difícil combatê-la: o preço do petróleo se multiplicou (e o dos fertilizantes, dos plásticos, de tudo o que se faz com petróleo), ferro e aço subiram assustadoramente, o trigo do pão nosso de cada dia sobe dia após dia. Lula terá de usar toda a sua capacidade de convencimento para ganhar esta guerra. Dilma, Tarso? Isso é para depois.

ARMAS SEM BALAS
Outro problema é que certas medidas antiinflacionárias não podem ser usadas. O preço da gasolina está congelado faz tempo, e o dólar poucas vezes esteve tão baixo. Os juros podem subir, e vão subir; mas já são os mais altos do mundo. Quem depender de crédito vai ficar em situação ainda pior que a de hoje.

NOTÍCIA BOA
A União Européia volta a comprar carne do Paraná e de São Paulo, que vacinaram todo o rebanho. O Mato Grosso do Sul é a próxima área a ser liberada.

NOTÍCIA RUIM

Com maiores vendas externas, a carne deve subir ainda mais nos açougues.

O SEGREDO QUE TODOS CONHECEM
O PSDB de Belo Horizonte decidiu apoiar secretamente o candidato do PSB, apoiado abertamente pelo PT. É o primeiro apoio secreto decidido em público de que este colunista já ouviu falar no Brasil (dizem que o fato é comum na Europa, onde os camaradas Joaquinoff e Manuelov são peritos nesse tipo de acordo). Fica combinado assim: se o candidato do PSB vencer, será graças à aliança com o PT; se perder, será prova do pouco prestígio do governador tucano Aécio Neves.

NÃO É...
O PSDB de São Paulo lançou Geraldo Alckmin para a Prefeitura, mas grande número de tucanos (entre eles, onze dos doze vereadores) apóia Gilberto Kassab, do DEM, candidato à reeleição. O governador tucano José Serra diz que está com o candidato do partido, mas vai ao palanque com Kassab e anuncia que nunca houve um trabalho conjunto entre Prefeitura e Estado como este. Valeria a pena, para Alckmin, ler algo da história do Brasil, capítulo "cristianização".

...O QUE PARECE
Cristiano Machado, político mineiro famoso nas décadas de 1940 e 1950, irmão de um escritor de sucesso, Aníbal Machado, foi lançado à Presidência pelo maior partido do País, o PSD. Só que o PSD o deixou falando sozinho e apoiou Getúlio Vargas, do PTB, que venceu. E surgiu o termo "cristianizar".

BOLÍVIA CONTRA EVO
Dos nove departamentos (províncias) bolivianos, sete são governados por adversários do presidente Evo Morales. Entre eles estão os departamentos mais ricos, os que têm minérios e gás. E, destes sete, quatro se declararam autônomos, o que pode provocar conflitos armados com as tropas do governo central.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;